terça-feira, julho 24, 2007

Uma noite de Verão

A iniciativa "Uma noite de Verão", na Casa Museu Bissaya Barreto, decorreu sob o signo do bom gosto e beleza.

Arte, poesia e dança deram as mãos proporcionando um espectáculo de excelência a todos os que quiseram disfrutar da ambiência romântica e de uma noite diferente no interior e jardins da Casa Museu Bissaya Barreto.







Cerca de uma centena de pessoas acompanharam Isabel Horta e Vale, directora da área da cultura da Fundação Bissaya Barreto, os artistas, a pianista, o poeta-leitor, e as bailarinas nesta noite de Verão.

O evento iniciou-se com a inauguração da exposição colectiva de pintura dos consagrados CARLOS LANÇA (Porto), MÁRIO SILVA, MIGUEL BARBOSA (Lisboa), PEDRO OLAYO (FILHO), RUI CUNHA, VASCO BERARDO, SANTIAGO RIBEIRO aos quais se juntou o francês JEAN BAPTISTE GARON. As várias técnicas, os mais variados estilos e o jogo cromático fazem desta colectiva uma exposição a não perder (até ao próximo dia 27 de Julho).






"Dizer os Poetas" foi o recital de poesia que se seguiu por Luís Machado acompanhado na perfeição ao piano por Inês Rodrigues Correia, jovem pianista que veio de Faro e que conta já no seu curriculum com vários prémios internacionais. Luís Machado, poeta, actor e leitor de poesia, há mais de três décadas, emprestou a sua bem timbrada e cristalina voz a Fernando Pessoa, José Gomes Ferreira, António Gedeão, Miguel Torga, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner, António Ramos Rosa, Manuel Alegre e António Arnaut.




A encerrar o espectáculo as solistas, da Academia de Bailado de Coimbra, Ana Filipa Mateus, Aline Santos, Catarina Gomes, Catarina Lemos, Inês Costa, Joana Martins, Mariana Vieira e Susana Nobre dirigidas por Gabriela Figo, dançaram magistralmente ao som de Satie, Prokofiev, Bocherinni, Waldteufel, Sometana e TchaiKowsky, deixando nos presentes uma imagem de cor, beleza, leveza e perfeição.





Esta organização da Fundação Bissaya Barreto contou com o apoio de Isabel de Carvalho Garcia (MinervaCoimbra) e Santiago Ribeiro.

Fotografias de José Bacelar e Multimedia de Luís Sequeira.

Sem comentários: