quinta-feira, junho 28, 2007

Sol sim, mas com cuidado


Neste período de férias que se aproxima, faz parte da descontracção que pretendemos a sensação de bem estar quando nos expomos à acção do sol, sobretudo, na praia ou na montanha. Além disso, o efeito estético de um certo bronzeamento agrada-nos.
No entanto, devemos estar conscientes de que há riscos para a saúde da pele e, por isso, é importante saber escolher as horas de exposição ao sol e saber utilizar com eficácia os protectores solares que nos são aconselhados.

Isto mesmo aconselhou Maria de Lourdes Rebelo, docente e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, na última sessão das Terças-Feiras de Minerva dedicada ao tema “Protecção Solar”. Na sua comunicação, Maria de Lourdes Rebelo falou aos presentes sobre radiação ultra-violeta e os efeitos dos raios solares na pele, mas também de como são fabricados os protectores solares ou como é determinado o seu nível de protecção.



No final, Maria de Lourdes Rebelo alertou especialmente a escolha de protectores para as crianças, com as quais se devem ter cuidados especiais. Segundo afirmou, os bebés não devem ser expostos ao sol, enquanto as crianças devem sempre usar roupa branca para maior protecção em relação aos raios solares.

A próxima sessão das Terças-Feiras de Minerva realiza-se no dia 3 de Julho, pelas 18h30, com a presença de João Rui Pita que falará sobre “Sol, Farmácia e Publicidade”. As Terças-Feiras de Minerva terminam a 17 Julho com uma sessão encenada de Poesia pelo Grupo Thíasos, regressando em Setembro.

Sem comentários: