terça-feira, junho 19, 2007

João Berardo e Vasco Berardo até 5 Julho na Galeria Minerva

A Galeria Minerva tem patente uma exposição de pintura de João Berardo e Vasco Berardo. Trata-se de uma exposição figurativa e de crítica social.

A mostra pode ser visitada até ao dia 5 de Julho, de segunda a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00, aos sábados das 11h00 às 18h00, na Galeria Minerva (Rua de Macau, n.º 52, ao Bairro Norton de Matos), em Coimbra.



Vasco Berardo nasceu em Coimbra em 1933. Autodidacta convicto, é difícil extrair do seu longo curriculum elementos que definam a sua obra por ser uma das mais extensas e variadas a nível nacional. Foram seus mestres José Contente, António Vitorino, Manuel Pereira e o arquitecto Fernandes. Fez a sua primeira exposição em 1951 com Os Novos de Coimbra. Colaborou com o C.A.P.C. e foi um dos fundadores do M.A.C..

Realizou até hoje exposições individuais e colectivas em todo o país e no estrangeiro. Destacou-se como medalhista contando hoje com cerca de 500 medalhas na sua vasta obra.
Escultura em bronze e madeira, cerâmica, azulejaria, pintura, tapeçaria, metais e obra gráfica fazem parte do seu mundo, da sua inovação e criatividade. O seu período Neo-Realista deixou uma marca profunda na cidade de Coimbra com o mural do velho Café Mandarim, hoje MacDonald's.

É com base na personalidade, na independência e no inconformismo, a que adiciona a sua sensibilidade, a sua experiência e a sua permanente exigência de rigor, que o Vasco estrutura e vitaliza a sua concepção e produção artística nas mais variadas expressões e nos mais variados suportes. Por isso, não está subordinado a qualquer Escola e não pertence a qualquer ''cartel''. A sua Escola é a da investigação e experimentação; é a da inovação sem deixar de ser pessoal; é a da modernidade sem deixar de ser autêntica. É a Escola de Vasco Berardo.



João Berardo nasceu em Coimbra em 1981. Cedo se iniciou nas artes, sobretudo no desenho e mais tarde na pintura, escultura e azulejaria. Actualmente é finalista do curso de Arquitectura.

Exposições Colectivas:
1999 Livraria Galeria Minerva –Coimbra
2000 Fundação Dionísio Pinheiro – Águeda
Livraria Galeria Minerva – Coimbra
2001 Casa Museu Bissaya Barreto
2006 Livraria Galeria Minerva – Coimbra
Quinta da Sobreira Quinhentista – Ançã
2007 Bric-a-Brac – Coimbra

Durante estes anos colaborou com Vasco Berardo na concepção de vários monumentos:
Bissaya Barreto – Coimbra
Praça da Canção – Coimbra
Painel Comemorativo do Jubileu, Igreja de S. José – Coimbra
S. Bento Meny – Condeixa-a-Nova
“Jardim dos Ensinamentos” – Sertã

Sem comentários: