terça-feira, junho 05, 2007

Camões e D. Sebastião na obra de Reinhold Schneider


CAMÕES E D. SEBASTIÃO
NA OBRA DE REINHOLD SCHNEIDER
Maria Cristina Carrington


O presente estudo incide sobre as figuras de Camões e D. Sebastião na obra de juventude do escritor alemão Reinhold Schneider (1903-1958).
O ensaio que escreveu sobre Camões em 1930, Das Leiden des Camoes oder Untergang und Vollendung der portugiesischen Macht, uma construção ficcional sobre o autor português e a sua obra, evidencia a estreita articulação entre a vida do Poeta e a história portuguesa de Quinhentos.
A tragicomédia inédita Fackeln am Tejo (1929), construída em torno da figura do Desejado, põe em causa o mito português do Sebastianismo.
As duas obras resultaram de uma visita de Reinhold Schneider a Portugal no final dos anos vinte do passado século, que representou o primeiro encontro deste escritor com a história e literatura portuguesas e que foi determinante para a sua carreira como ensaísta e romancista histórico.

Este volume inclui um CD-rom com fac-símile do drama manuscrito inédito Fackeln am Tejo, de Reinhold Schneider.


Maria Cristina Carrington é Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro e Investigadora do Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães) pela Universidade de Coimbra em 1979, e obteve o grau de Mestre em Literatura Comparada pela mesma Universidade em 1988. Com o trabalho constante deste volume, doutorou-se na Universidade de Aveiro em 1999.


Colecção Minerva-CIEG
Dirigida por Maria Manuela Gouveia Delille

Títulos em preparação:

«Magellan. Der Mann und seine Tat» de Stefan Zweig: Um Exemplo de «Biografia Moderna» dos Anos 30 sobre uma Figura Histórica Portuguesa
Maria de Fátima Gil

«Die Leiden des jungenWerthers» em Portugal até Finais do Primeiro Romantismo
Maria Antónia Gaspar Teixeira

Portugal-Alemanha: Memórias e Imaginários.
Segundo Volume: Séculos XIX e XX
Maria Manuela Gouveia Delille (coordenação e prefácio)


Créditos:
Reinhold Schneider, numa fotografia de 1932.
Na capa, pormenor de «Camões e D. Sebastião», guache de José de Guimarães, 1981. Colecção particular. Reprodução gentilmente autorizada pelo pintor.

Sem comentários: