sábado, maio 26, 2007

MinervaCoimbra n'O Primeiro de Janeiro

Livro é hoje lançado em Coimbra Relações de Torga com a PIDE

“Miguel Torga e a PIDE - A repressão e os escritores no Estado Novo”, da autoria do docente Renato Nunes, será apresentado hoje em Coimbra. Uma obra no âmbito de uma colecção onde serão ainda analisados os casos de Aquilino Ribeiro e Fernando Namora.
Um estudo dos processos de Miguel Torga na polícia política vai ser publicado em livro hoje, em Coimbra, no âmbito de uma colecção onde serão ainda analisados os casos de Aquilino Ribeiro e Fernando Namora. “Miguel Torga e a PIDE - A repressão e os escritores no Estado Novo”, da autoria do docente Renato Nunes, de 26 anos, será apresentado pela professora Irene Flunser Pimentel na livraria da editora MinervaCoimbra, que dá chancela à obra.
O livro refere os quatro processos do escritor na polícia política, datados de entre 1939 e 1973 e dos quais um foi processo-crime e os restantes “processos de agregação de informações sobre o Miguel Torga homem, médico e autor”, explicou Renato Nunes.
Em declarações à agência Lusa, o docente do ensino básico acrescentou que “o processo-crime data de 1939 e é relativo ao livro `O Quarto Dia da Criação do Mundo´, que foi apreendido pela então designada Polícia de Vigilância e Defesa do Estado”. “O Miguel Torga recusou sempre enviar os seus livros à censura prévia, pelo que o romance foi apreendido ‘a posteriori’, sob a acusação de obscenidade e de ser uma forma de propaganda comunista, devido à crítica política e social acutilante que contém”, adiantou.
A apreensão da obra foi acompanhada pela detenção do seu autor, tendo Miguel Torga sido preso pela PSP em Leiria - onde exercia medicina - a 30 de Novembro de 1939, seguindo-se a transferência para o Aljube, em Lisboa, onde ficou encarcerado até 2 de Fevereiro de 1940.

Mais processos
O escritor, que viria a ter outros livros apreendidos, caso da peça de teatro “Sinfonia” ou do oitavo volume do seu “Diário”, foi ainda alvo de três outros processos, um na subdirectoria do Porto, outro na inspecção de Coimbra e um terceiro na delegação de Lisboa da polícia política.
“A partir de 1939, as violações de correspondência tornam-se constantes, como o provam cópias das missivas que integram os processos, estendendo-se a vigilância à esposa do escritor e às amizades que ambos estabelecem”, sublinhou Renato Nunes.
Dos processos consta igualmente informação sobre o dinheiro que Torga ganhava no consultório e especulações acerca de quanto devia ter amealhado no banco.
“Isto mostra como o Estado fiscalizava os vários aspectos da existência de uma pessoa, numa ânsia de controlar a vida e o pensamento dos cidadãos”, esclareceu ainda o investigador, assinalando que “não eram vigiados apenas os comunistas mas todas as pessoas de pensamento liberal”.
Quando, após o 25 de Abril de 1974, Miguel Torga teve acesso a uma ínfima parte dos seus processos, ficou surpreendido com o que encontrou, escrevendo, a esse propósito, uma entrada no seu “Diário”, datada de 18 de Fevereiro de 1975.
Nesse texto, o escritor classifica os documentos coligidos pela polícia política como sendo, simultaneamente, “ridículos” e “trágicos” e descreve o arquivo sobre a sua vida como “o relato de uma autópsia”.
Miguel Torga escreveu ainda que ver ali mais de 40 anos da sua vida devassados o fazia sentir-se “reduzido a um despojo arqueológico”, recordou Renato Nunes, lendo a passagem do “Diário” durante a entrevista.
Renato Nunes, que é colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), em cuja Faculdade de Letras se licenciou em História em 2003, tem vindo a estudar os processos de outros escritores na polícia política do Estado Novo e na Direcção-Geral de Censura e está a preparar uma obra do mesmo género sobre Aquilino Ribeiro.
Não se revela assustado com o trabalho que tem pela frente, embora ainda tenha bem presentes os três anos que consumiu para preparar o volume que agora publica: “Só nos processos da polícia política consultei 455 páginas, não contabilizando a informação repetida, além de ter analisado vários relatórios da Direcção-Geral de Censura”, revelou o autor. “Miguel Torga e a PIDE”, que constitui a sua primeira publicação historiográfica, foi uma obra incentivada pelo historiador Luís Reis Torgal, “a alma deste projecto, que ainda tem muito caminho por explorar”, assegurou o autor, actualmente a leccionar em Tondela.

----------------------

Ditadura
Explicações
Para Renato Nunes, o facto de não ter vivido o período da ditadura pode ter vantagens para um investigador, nomeadamente por “permitir uma observação mais objectiva, já que é mais distanciada”. “De qualquer forma, é fundamental embrenharmo-nos nos arquivos, pois eles são a nossa melhor fonte e é neles que o Estado Novo surge sem camuflagem e sem cosmética”, afirmou, acrescentando que “quem quer realmente fazer História, não se pode deixar ofuscar pela imagem que o regime queria passar de si próprio”. Também Luís Reis Torgal considera que o livro mostra como a ditadura não teve “o carácter `original´ e `benevolente´ que se lhe quer atribuir, numa lógica `revisionista´”. O volume integra a colecção de História da editora MinervaCoimbra.


E ainda:

No Diário dos Açores

No Correio da Beira Serra

Sem comentários: