sexta-feira, abril 27, 2007

O Nono Brasão


Foi lançado, no El Corte Inglés, em Lisboa, o livro de Ana Martins "O NONO BRASÃO", que inicia a nova colecção Geração21 das Edições MinervaCoimbra. Mais de duas centenas de pessoas afluíram à sessão e a sala foi pequena para receber todos os familiares, amigos e colegas de escola da autora.

Susana Santos, do El Corte Inglés, abriu a sessão e focou o facto de esta ser especial: uma sessão em que a cor, a alegria e a jovialidade dos presentes fizeram a diferença.




Isabel de Carvalho Garcia, por seu turno, começou por falar de como o livro da Ana Martins foi importante para dar o impulso que faltava a esta colecção, que vem sendo pensada há já dois anos, já que "O NONO BRASÃO" foi o projecto mais acabado. A responsável das Edições MinervaCoimbra elogiou e incentivou ainda a jovem autora, à semelhança, aliás, do que fizeram todos os presentes na mesa.

Saliente-se que as Edições MinervaCoimbra receberam mais de meia dezena de originais onde predomina a aventura — área onde se pode circunscrever "O NONO BRASÃO" —, poesia, contos e ficção, e até um diário que a Editora recusou por ser um diário de uma jovem que, talvez magoada com os seus colegas de escola, os insultava, ridicularizando-os.




Isabel de Carvalho Garcia referiu que não é fácil fazer um trabalho sério e honesto sem se perder muito tempo e ter uma equipa de bons profissionais. Nesta Editora, referiu, já surgiram plágios, cujos textos foram também recusados. É, por isso, necessário passar valores educacionais e de ética aos nossos jovens de uma forma simples e divertida. E é esta educação para a cidadania que é igualmente uma mais valia nesta colecção.

A responsável pela Editora frisou ainda a importância de a Colecção ter na sua coordenação dois jovens de 21 e 25 anos.




O professor do Ensino Básico de Ana Martins, Pedro Branco, referiu a personalidade da jovem autora, enquanto sua aluna, referindo que guarda ainda alguns dos seus escritos que um dia mostrará. Ao elogiar e incentivar Ana a continuar, dando-a como exemplo a todos os jovens que se encontravam na sala, Pedro Branco alertou para a necessidade de ler para se poder escrever bem.

Finalmente, Dulce Bouça, médica psiquiatra e amiga da família — qualidade em que aceitou fazer a apresentação —, confessou que foi desde o primeiro momento uma grande entusiasta e impulsionadora de "O NONO BRASÃO", e frisou também a importância que este livro tem
porque Ana Martins vai, através desta fantástica aventura, transmitindo os códigos de passagem da infância para a adolescência.




Sem comentários: