domingo, março 18, 2007

Luz e Sombras em Silva Duarte



“Saúda-se a volta de Silva Duarte. A artista plástica, natural da Beira Alta, regressa mais madura mas também mais poética”. Assim caracteriza Valdemar Silva a exposição de Silva Duarte patente na Galeria Minerva até ao próximo dia 12 de Abril. E de tal forma a obra de Silva Duarte é poética que os quadros que integram a presente exposição serviram de mote para que Rui Jorge os passasse à escrita, em forma de poemas.







“Luz e Sombras”, continua ainda o crítico, “traduz o caminho da pintora, que ainda assim continua fiel a temas pictóricos tão do seu agrado como são as paisagens e as gentes do campo”. Mas se a luz é bela, a sombra acaba por atrair pelo mistério e nesta exposição voltam os temas nocturnos de bares, misturados com música. Uma recaída de Silva Duarte que tinha já brindado o seu público com a fase dos músicos, composição de imagens negras em movimento nos fundos de cores fortes e luminosas onde quase se podia ouvir o som dos instrumentos.






Também o vereador da Cultura, Mário Nunes, refere que em Silva Duarte “as paisagens alardeiam um encantamento poético que ressalta nos seus quadros, enquanto a figura popular exibe as particularidades inerentes à criatividade expressa numa vivência humanizada, num campo de trabalho e sobrevivência”. Segundo afirma, “desenha-se na pintura de Silva Duarte um processo de maturação, uma pesquisa acentuada da cor, um alicerce mental, que procura agarrar — e consegue — uma essência espiritual que transparece na matéria e a identifica com a realidade estudada e apreendida”.






Por seu turno, o crítico de arte Sérgio Mourão considera que “as modulações cromáticas na obra de Silva Duarte definem uma ampla objectividade, reportável ao quotidiano humanístico e paisagístico, como um espaço levitante das belezas intrínsecas, que fazem da natureza e realidade sugerida de pequenos universos que habitam na alma do homem como parte integrante da imagem de um universo mais sublime e perfeito”.







Silva Duarte, Margarida Maria Duarte Henriques da Silva Pereira, tem realizado exposições individuais de pintura e participado em diversas colectivas e a sua obra está representada em colecções particulares e museus, em Portugal e no estrangeiro.




A exposição estará patente até dia 12 de Abril, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00, de segunda a sábado, na Galeria Minerva (Rua de Macau, 52 - Bairro Norton de Matos), em Coimbra.












Sem comentários: