domingo, fevereiro 04, 2007

Livro revela 50 anos de história do Hospital Sobral Cid


As Edições MinervaCoimbra lançaram recentemente o livro “Hospital Sobral Cid. Das origens ao cinquentenário. História. Imagens. Memórias”, da autoria de Maria Manuela de Mendonça. A obra foi apresentada por Ana Leonor Pereira e Carlos Amaral Dias e a sessão contou com a presença do vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Mário Nunes, e de Fernando Almeida, presidente do Conselho de Administração do Hospital Sobral Cid, Hospital Psiquiátrico do Lorvão e Centro Psiquiátrico de Recuperação de Arnes.




Estiveram ainda presentes José Paulino Pereira da Rocha, presidente da Associação para o Estudo, Reflexão e Pesquisa em Psiquiatria e Saúde Mental, e Isabel Folhas, da Farmácia Isabel Folhas, entidades que apoiaram a obra, juntamente com a Câmara Municipal de Coimbra, Imobiliária Patrocínio Tavares e Fundação Bissaya Barreto. Apoios que Isabel de Carvalho Garcia, das Edições MinervaCoimbra, agradeceu publicamente, referindo que “no panorama editorial português, em que se publicam mais de mil títulos por mês, é de louvar e agradecer a entidades que apoiam edições como esta, fundamentais para a história das instituições e para a nossa história colectiva”.




A historiadora Ana Leonor Pereira considerou que o Serviço Nacional de Saúde devia honrar-se com esta obra, referindo ainda que a leitura deste livro desperta no leitor, não só o “interesse muito forte em fazer uma viagem por dentro do Hospital Sobral Cid”, mas também o interesse por muitas outras viagens “por todas aquelas aldeias à volta do hospital”. Até porque “há um dentro e um fora do hospital” e as povoações à volta da instituição “terão uma relação muito forte com ela”. Quanto a Sobral Cid, Ana Leonor Pereira lançou ao vereador da Cultura, e simultaneamente presidente da Comissão de Toponímia, o desafio de dar o nome do médico a uma rua de Coimbra. Porque, afirmou, “Sobral Cid é um nome maior da psiquiatria”.



O psiquiatra Carlos Amaral Dias, por sua vez, considerou a obra “notável” e enalteceu a capacidade da autora em saber fazer história. No entanto, referiu, “o livro não é só sobre o Hospital Sobral Cid”, transmitindo também a experiência pessoal da autora ao longo dos 30 anos que em esteve na instituição, dos quais 10 como directora, durante quatro mandatos sucessivos. “Um livro de consulta obrigatória para todos quantos estão ligados à saúde mental”, assegurou ainda Carlos Amaral Dias.




Considerada por Mário Nunes, uma “obra que regista um momento grande de Coimbra e da Psiquiatria em Portugal”, a obra “Hospital Sobral Cid. Das origens ao cinquentenário. História. Imagens. Memórias” representa um projecto de vida de Maria Manuela de Mendonça. “Apercebi-me ao longo do tempo do valor do repositório de memórias de factos que cada um vive e regista de acordo com o seu sentir, e que reunidos são manancial precioso para a reconstituição de uma época”, confessou.



Sobre o livro, a autora afirmou tê-lo escrito para que “fique uma memória do muito que ali [no Hospital Sobral Cid] se fez ao longo de 50 anos, sem alarves, quase incognitamente, pelos doentes, pela doença e pela saúde mentais, e do que se semeou para o futuro numa linha de bem servir uma população muito especial, muito carenciada, sempre relegada para segundo plano pelas instâncias governamentais”.

A sessão terminou com a projecção de um filme retrospectivo sobre o Hospital Sobral Cid no ano do seu cinquentenário.



Maria Manuela de Mendonça é especialista em Psiquiatria e Pedopsiquiatria e possui competência em Gestão Hospitalar reconhecida pela Ordem dos Médicos. Exerceu a sua actividade clínica, de investigação, de formação de técnicos de saúde e de educação e de docência universitária em Lisboa e Coimbra. Psiquiatra de carreira hospitalar, nela desempenhou variados cargos de chefia e direcção, e, paralelamente, de organização e gestão no âmbito da Psiquiatria e Pedopsiquiatria nacionais.

Autora de investigações pioneiras, foi galardoada com prémios atribuídos pelas sociedades de Neurologia e Psiquiatria, Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e Sociedade de História da Medicina da Bulgária. Tem publicadas algumas dezenas de trabalhos científicos em Portugal, noutros países europeus e Estados Unidos da América e Canadá.

Da sua colaboração com a Ordem dos Médicos destacam-se a presidência da Comissão da Especialidade de Pedopsiquiatria e a presidência da Direcção do respectivo Colégio de Especialistas. É membro honorário e membro fundador de Sociedades científicas nacionais e internacionais e possui Louvores do Hospital Júlio de Matos, da Direcção de Serviços de Saúde Mental e do Ministério da Saúde.

Em 2002 publicou nas Edições MinervaCoimbra o livro “Mais Vale Prevenir – Memórias de uma Época e de um Contributo para a Saúde Mental Infantil”.

Sem comentários: