segunda-feira, novembro 20, 2006

Nitheroy, Revista Brasiliense



As Edições MinervaCoimbra acabam de editar em CD-ROM uma Edição Facsimilada do Tomo Primeiro n.ºs 1 e 2 de "NITHEROY, Revista Brasiliense. Sciencias, Lettras e Artes", acompanhada por uma edição de Estudos Críticos, com orientação de Ana Beatriz Demarcho Barel sob a coordenação de Maria Aparecida Ribeiro.


"Apesar da sempre citada importância que teve para a afirmação de uma literatura nacional e do Romantismo brasileiro, a NITHEROY, Revista Brasiliense mereceu apenas, até aos dias que correm, uma única reedição: a fac-similar, hoje inteiramente esgotaa, que a Academia Paulista de Letras deu à estampa, em 1978.

Comemorando os 170 anos de tão importante publicação, a Prof. Doutora Ana Beatriz Demarchi Barel, pesquisadora junto às Universidades de Paris III e Toulouse II, que já estudara a NITHEROY em sua tese de doutoramento, decidiu reeditá-la. Numa feliz coincidência, o Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra incluíra actividade semelhante em sua programação.

Com o apoio da MinervaCoimbra surge, assim, mais uma vez fora do Brasil, a revista cujo título valorizava o tupi, raiz mais profunda de um país que se tornara há pouco independente, ao mesmo tempo que, no subtítulo, procurava afirmar a nação que se tentava construir. Vem mais uma vez sob a forma de edição fac-similar, mas, agora, em CD-ROM, a partir do microfilme qe é propriedade da Bibliothèque Sainte-Geneviève (...). Além disso, na presente edição, pela primeira vez, incluem-se textos críticos"

in Apresentação
Maria Aparecida Ribeiro



ÍNDICE
. Apresentação : Maria Aparecida Ribeiro
. Formas de Sobreviver em 1836 : Ernesto Rodrigues
. Gonçalves de Magalhães e a Revista NITHEROY : Regina Zilberman
. Revista NITHEROY (1836): relações político-culturais entre Brasil e França no século XIX : Ana Beatriz Demarchi Barel
. Razões do Elogio Mútuo: relações entre brasil e França nas páginas da NITHEROY : Maria Aparecida Ribeiro
. "Philosophia da religião: sua relação com a moral e sua missão social": Les avatars de la réflexion philosophico-politique du romantisme français : Jean-Claude Laborie
. A produção açucareira nas páginas da NITHEROY : Carlos de Almeida Prado Bacellar e Rafael de Bivar Marquese
. Notas de viagem de um brasileiro enre o Inferno e o Paraíso ("Contornos de Nápoles") : Manuel Ferro
. Primórdios do Nacionalismo musical : Maria de Fátima Dias Duarte

Sem comentários: