segunda-feira, novembro 06, 2006

Homenagem a Léopold Senghor

Assinalando os 100 anos do nascimento de Léopold Senghor, comemorados a 7 de Outubro, a Livraria Minerva promove uma sessão das Terças-Feiras de Minerva dedicada ao poeta, intelectual e político senegalês Léopold Senghor, que através do seu conceito de "Negritude" gerou um movimento integrador da sociedade e cultura africanas em todo o mundo.

Participam Maria Helena da Rocha Pereira, “Palavrar sobre Senghor e os autores clássicos”, Ofélia Paiva Monteiro, “Senghor e os outros escritores da francofonia” e José Ribeiro Ferreira, que fará a leitura da "Elegia da Saudade", em tradução de José Augusto Seabra.

A sessão decorrerá no próximo dia 14 de Novembro, pelas 18h30, na Livraria Minerva, Rua de Macau 52, ao Bairro Norton de Matos, em Coimbra.

Recorde-se que as Edições MinervaCoimbra incluem, na sua Colecção Poesia Minerva, o livro A NEGRITUDE E A SAUDADE, Homenagem a Léopold Sédar Senghor, Onze poemas traduzidos e prefaciados por José Augusto Seabra.


“Pudemos testemunhar o fervor ardente que Léopold Sédar Senghor pôs na sua paixão por Portugal (…). “Saudades das minhas Saudades” – dizia ele – multiplicadas ao infinito, como o poema que um dia tinha escrito, na primeira visita a Portugal. Saudade do passado e Saudade do futuro, tais como as visionaram Pascoaes ou Pessoa e as cantou este grande poeta negro-africano, irmão pelo sangue e pelo nome dos poetas portugueses e do povo de Portugal, bem como de todos os povos de língua portuguesa”.

Sem comentários: