quinta-feira, outubro 05, 2006

Novidades

Viagens pelo Brasil
Impressões de um geógrafo
Memórias de um reitor

Fernando Rebelo


“Tomei conhecimento das primeiras crônicas das viagens do professor Fernando Rebelo numa das minhas idas a Coimbra. Entusiasmei-me pela maneira como observava o Brasil. As crônicas cresceram e formaram o livro do geógrafo, professor de geografia e reitor da Universidade de Coimbra (1998- -2002), apropriadamente intitulado Viagens pelo Brasil: impressões de um Geógrafo, memórias de um Reitor. É relato de encontros, achados e descobertas. Viagens de estudo, viagens regimentais para as reuniões de grupo de universidades e viagens para assinar acordos de cooperação acadêmica, possibilitaram ao reitor de Coimbra conhecer monumentos, capitais patrimônio da humanidade, como Salvador e São Luís do Maranhão ou sítios significativos para o turismo, como Porto Seguro, na Bahia, ou Porto de Galinhas, em Pernambuco. Encontrar por esses brasis não somente vestígios lusitanos, como o marco de posse, no Forte dos Reis Magos, em Natal, mas também a presença viva do Portugal moderno, perfeitamente, integrado na Comunidade Européia, e que tanto fascina o turista e, sobretudo, o jovem brasileiro em busca de emprego ou de estudo, seja na Universidade de Coimbra, seja nas Universidades de Lisboa e do Porto ou nas novas universidades portuguesas.”

Salvador, 16 de Julho de 2006
Prof. Doutor Edivaldo M. Boaventura
Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia



Fernando Rebelo foi Vice-Reitor (1986-1996) e Reitor (1998-2002) da Universidade de Coimbra. Nascido em Espinho (1943), fez os seus estudos primários e secundários no Porto e universitários em Coimbra, onde, com a dissertação intitulada Vertentes do Rio Dueça, se licenciou em Geografia pela Faculdade de Letras (1966). Assistente eventual desta Faculdade a partir de 1 de Junho de 1966, passou a Assistente (1969) e doutorou-se em Geografia Física (1975), com a tese Serras de Valongo – Estudo de Geomorfologia. Foi, então, Professor Auxiliar (1975-1978) e Professor Extraordinário (1978-1982), sendo Professor Catedrático da mesma Faculdade desde 1982. É Sócio Correspondente Nacional da Academia das Ciências de Lisboa (1993), tendo sido condecorado com a “Grã Cruz da Ordem de Mayo al Mérito”, da Argentina (2001), bem como com a “Grã Cruz da Ordem Renascença do Piauí”(2001) e com o grau de “Grande Oficial da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”, do Brasil (2002).
Ao longo da sua carreira na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Fernando Rebelo leccionou, também, embora esporadicamente, nas Universidades de Aveiro, Açores, Porto, Lisboa, Limoges e Paris I (Panthéon-Sorbonne), tendo proferido conferências em muitas outras, entre as quais 15 Universidades do Brasil, mas também em Universidades de outros países, como as de Manchester (Reino Unido), León, Huelva e Internacional da Andaluzia (Espanha), Nacional de Córdova (Argentina), Macau (RAM/China) e Estudos Estrangeiros de Quioto (Japão).
Colaborou na Verbo, Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura com cerca de 400 notas ou pequenos artigos. Além disso, entre livros, capítulos de livros, artigos, notas e recensões, tem mais de 250 títulos publicados.
Fundou em 1994, sendo, a Territorium, Revista de Geografia Física Aplicada no Ordenamento do Território e Gestão de Riscos Naturais, hoje, Revista da Riscos, Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, de que é Director. Integra o grupo de consultores da Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia (desde 1995) e pertence ao “Consejo Asesor” da Polígonos, Revista de Geografia das Universidades de Castilla y León (desde 2003).
Últimos livros publicados:
Percurso de um Reitor da Universidade de Coimbra (1998-2002). Coimbra, Imprensa da Universidade, 2002
Riscos Naturais e Acção Antrópica. Coimbra, Imprensa da Universidade, 2003, 2ª edição
Reflexões sobre a Vida Universitária. Coimbra, MinervaCoimbra, 2004
Uma Experiência Europeia em Riscos Naturais. Coimbra, MinervaCoimbra, 2005.




FERIDAS
UMA ARTE SECULAR

Avanços Tecnológicos no Tratamento de Feridas
Marília João Rocha
Eunice Proença e Cunha
Ana Paula Dinis
Catarina Coelho


“O tratamento das feridas com a dor, o sofrimento e o desconforto que acarretam, deveria constituir um dever primordial de todos os profissionais de saúde”, afirma José Eduardo Santos de Almeida, Director dos Serviços de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva dos Hospitais da Universidade de Coimbra, no prefácio do livro “Feridas, uma arte secular. Avanços tecnológicos no tratamento de feridas”.
Ainda segundo o Dr. José Eduardo Santos de Almeida, esta obra “em linguagem concisa, clara, mas exacta e rigorosa do ponto de vista técnico e científico, aborda um dos problemas da Medicina de mais difícil solução” e “vem colmatar uma lacuna manifesta”.
Para o Director dos Serviços de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva dos HUC, o livro deve ser lido por médicos, farmacêuticos e enfermeiros e começa “com a abordagem de anátomo-fisiologia da pele, seguida de uma caracterização dos vários tipos de feridas, para terminar, após referência à fisiopatologia da cicatrização, com a apresentação dos recentes e prodigiosos avanços nos materiais de pensos”.
De acordo com Marília João da Silva Pereira Rocha, coordenadora da equipa autora do livro, este “não é mais do que uma compilação de dados disponíveis neste momento para a profilaxia ou tratamento do doente com ferida(s). Apenas se pretende com isto ocupar um espaço vazio, quando pensamos em informação escrita em português, e lançar um desafio”.



Marília João Rocha
Licenciada em Ciências Farmacêuticas ramo - A pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em 1989; ano em que iniciou a sua actividade em Farmácia Hospitalar nos H.U.C. com Especialidade em Farmácia Hospitalar (1997), Mestre em Saúde Pública (1999), responsável pelo sector de Monitorização de Medicamentos e Farmacocinética Clínica dos HUC.

Eunice Proença e Cunha
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em 1993; ano em que iniciou a sua actividade em Farmácia Hospitalar nos H.U.C. com Especialidade em Farmácia Hospitalar (2001), colaboradora no sector de Monitorização de Medicamentos e Farmacocinética Clínica dos HUC.

Ana Paula Dinis
Licenciada em Ciências Farma-cêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em1995.
Especialista em Farmácia Hospitalar em 2003.
Técnica Superior de Saúde do ramo de Farmácia (Assistente), no Centro Hospitalar de Coimbra.
Autora do livro “Guia de Preparação e Administração de Medicamentos por Via Parentérica”.

Catarina Coelho
Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, em 1998; ano em que iniciou a actividade em Farmácia Hospitalar nos H.U.C. equiparada ao Estágio da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde, Ramo de Farmácia (2003). Farmacêutica responsável da Delegação Regional do Centro/Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Sem comentários: