quarta-feira, setembro 20, 2006

Poesia e pintura de Miguel Barbosa na Minerva



As Edições MinervaCoimbra lançaram o mais recente livro de poesia de Miguel Barbosa, inaugurando simultaneamente na Galeria Minerva uma exposição de pintura do autor.
“Chiça! Estou farto...” é o título escolhido por Miguel Barbosa para este livro que “longe de ser um ajuste de contas com a vida, é um grito de indignação contra a sociedade implacável e cruel dos nossos dias, onde a legitimidade da revolta é transmitida, com contenção e serenidade, através de um discurso poético de ternura e de esperança”.

Quem o afirmou foi Luís Machado, responsável pela apresentação do livro numa sessão que decorreu na Livraria Minerva e contou com a presença do vereador da Cultura, Mário Nunes. “Sem tristezas o poeta denuncia a hipocrisia, a mentira, o compadrio, a corrupção e a arbitrariedade que continuam a grassar num país que, parecendo querer esquecer alguns dos ideais de Abril, por vezes guarda na gaveta os valores da igualdade e da solidariedade”.

O próprio autor justificou a escolha do título com a sua experiência de vida, nomeadamente o atraso da criação do Museu Natural de História de Sintra. Há trinta anos, Miguel Barbosa, paleontólogo amador, doou ao município de Sintra uma colecção de cerca de 10 mil peças, algumas delas raríssimas e provenientes de todo o mundo, com o intuito de ser criado um Museu de História Natural. Ao fim de três décadas, a colecção que a própria Unesco classificou como fundamental, nada avançou. “Há sempre muitas promessas, sempre promessas de que se vai fazer”, afirmou Miguel Barbosa, mostrando-se esperançado em que o projecto se possa concretizar em breve.

No entanto, lamenta, “tenho a impressão de que nunca chegarei a ver a abertura do museu, apesar de me garantirem que sim”. Com tudo isto, “não tenho razão em dizer chiça!, estou farto...?”. É que ao longo da vida, o Miguel Barbosa teve inclusive várias propostas de compra das peças, por avultadas somas, que sempre recusou por desejar que o seu património ficasse em Portugal.

Miguel Artur de Morais e Macedo Alves Barbosa nasceu a 23 de Novembro de 1925, em Lisboa. É escritor, pintor, dramaturgo e poeta com uma vastíssima obra publicada desde 1955. Usa o pseudónimo de Rusty Brown nos vários romances policiais e o pseudónimo de J. Penha Brava como romancista e novelista. Várias das suas peças foram adaptadas para televisão e a sua dramaturgia é constantemente alvo de estudos no mundo inteiro.

Como pintor, está referenciado nos principais livros de arte mundiais, tendo ele próprio várias obras editadas. Além de pertencer a várias academias e associações internacionais, tem sido, ao longo dos anos, agraciado com os mais distintos prémios na área da pintura e artes plásticas.

Desde 1974 que expõe em todo o mundo, sendo esta a sua primeira mostra em Coimbra, pelo que decidiu praticar preços especiais. A exposição, a não perder, estará patente na Galeria Minerva até ao dia 30 de Setembro.

Sem comentários: