sexta-feira, junho 09, 2006

Podem os blogueiros ser jornalistas?


A blogosfera foi o tema da última sessão da Terça-Feira de Minerva, com a participação de António Granado, do Ponto Media (Ponto Media), e Rogério Santos, do Indústrias Culturais (Indústrias Culturais).
Segundo Rogério Santos, “os blogues poderiam ser uma ferramenta de apoio ao jornalismo”, fazendo a sua promoção a custo praticamente zero. E esta é uma das principais atracções da blogosfera. Há ainda a vantagem de um blogue não ficar alocado a um espaço, permitindo a sua leitura em vários locais do globo – como qualquer página de internet –, o que não acontece com a edição impressa de um jornal, por exemplo. O debate entre o que é o jornalismo e o que são os blogues é, aliás, um tema que tem sido muito abordado em várias discussões sobre a blogosfera.
Mas para António Granado a característica mais marcante que a blogosfera trouxe à internet e a sua democratização. É uma ferramenta que permite que qualquer pessoa publique o que muito bem entender, como muito bem entender, num espaço gratuito, a qualquer momento e praticamente de todo o lado, desde o telemóvel ao computador. E esta é uma característica que transforma completamente os media.



Em relação à comparação entre blogues e jornais, António Granado considera que há blogues muito melhores que alguns jornais de referência, para ler sobre determinados temas. Daí que defenda que os autores desses blogues têm todo o direito de ter as protecções que dizem respeito ao exercício da profissão de jornalista. Há inclusive jornais que picam algumas das suas notícias em blogues especializados em determinados temas.
Em Portugal a questão nunca se colocou, mas nos Estados Unidos a própria Casa Branca já credenciou alguns autores de blogues para poderem assistir às conferências de imprensa.
Convém no entanto recordar que os blogues são utilizados apenas por uma minoria da população, tal como a própria internet. Os blogues surgiram na década passada, por volta de 1997, mas em Portugal o boom dá-se em 2003. Contudo, em 2000, António Granado já tinha o seu blogue, Ponto Media. Rogério Santos recordou o seu início na blogosfera, inicialmente num blogue colectivo, em 2002, iniciando o Indústrias Culturais, a solo, em 2003.
Refira-se apenas a título de curiosidade que segundo os últimos números a blogosfera duplica todos os seis meses e é criado um blogue por segundo no mundo. Cerca de 55 por cento dos blogues ainda são actualizados seis meses depois de terem sido criados.

Sem comentários: