quarta-feira, maio 24, 2006

Mia Couto foi tema de Terça-Feira de Minerva















A Livraria Minerva promoveu mais uma sessão das Terças-Feiras de Minerva, desta vez com a presença de Maria Teresa Pinho que falou sobre o escritor Mia Couto e o seu livro "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”.
Segundo Maria Teresa Pinho, “«Um rio...» é um título que aponta para o conteúdo do livro, sem deixar, ao mesmo tempo, de fazer valer a sua natureza metafórica e a sua função simbólica. Há nele uma certa ambiguidade mas uma forte intencionalidades por aquilo que desvela e por aquilo que oculta. Tal como nos outros livros de Mia Couto, «Um rio...» situa-se no plano do maravilhoso fantástico que propicia o sonho e o devaneio”.















A Maria Teresa Pinho seduz “não só o encantamento que emana do universo que com ele percorremos, das lendas, dos provérbios, das falas, nem só a música e a magia que se desprendem as gostosas palavras que com inteligência e humor reinventa a cada passo, dando-lhes uma nova dimensão, mas é, principalmente, a emergência da poesia que brota da sua escrita”. Mais do que um criador de palavras, Mia Couto é, referiu ainda, “um poeta reinventando a prosa”.















Maria Teresa Pinho é licenciada em Farmácia e tem o Curso de Ciências Pedagógicas. A sua actividade profissional desenvolveu-se sempre na Faculdade de Farmácia, onde foi docente na área de química e toxicologia.

Sem comentários: