sábado, abril 01, 2006

A luz como material plástico



A Livraria Minerva promoveu mais uma palestra no âmbito do Ciclo da Arte, uma co-organização com a Escola Universitária das Artes de Coimbra - EUAC, integrada nas Terças-Feiras de Minerva.

Desta vez, Maria Isabel Azevedo abordou o tema “A Luz como material plástico”. Uma intervenção que pretendeu definir e objectivar a luz como material plástico, quer na perspectiva histórica e evolutiva, quer na sua demonstração formal.



As descobertas na investigação dos fenómenos luminosos e tecnologias ópticas levadas a cabo nas últimas décadas, permitiram um significativo avanço científico. Essa evolução teve também consequências no caso da Arte, que levaram ao desenvolvimento de novas técnicas e formas de expressão plástica, nomeadamente a possibilidade da óptica e da luz laser como meios criativos.

Maria Isabel de Azevedo tem a licenciatura de Belas Artes e fez o doutoramento em arte na Universidade de Aveiro. Tem sido docente em várias instituições de ensino, estando actualmente na EUAC onde dá aulas de pintura e desenho. Desde 1994 que participa em exposições colectivas.




A palestrante foi apresentada por António Melo.

Na próxima terça-feira será a vez de Lucio Magri, que abordará o tema do design sob o título “As coisas não têm paz”. O convidado será apresentado por Paula Trigueiros.

Sem comentários: