domingo, abril 02, 2006

A GERAÇÃO DA ÉTICA

As Edições MinervaCoimbra, o Director da Colecção Comunicação, Mário Mesquita, e a FNAC, têm o prazer de convidar
para o lançamento do livro

A GERAÇÃO DA ÉTICA

de Fernando Martins

A apresentação será feita pelo Dr. José Leite Pereira
(Director do Jornal de Notícias)

A sessão realiza-se no próximo dia 7 de Abril, pelas 21h30 horas,
na FNAC NorteShopping, Centro Comercial NorteShopping,
Rua Sara Afonso, 105-117, loja 206, Matosinhos.



O Livro:

A abertura, no nosso país, dos canais privados de Televisão, deu origem a todo um ciclo que começou pela disputa do bolo da publicidade e que se espera que regresse à postura profissional e cívica dos tempos em que nem a informação-espectáculo representava uma ameaça, nem a sede de protagonismo dos diversos agentes da comunicação tinha, ainda, feito da verdade e da honra degraus espezinhados na corrida pelas audiências.

Os outros “media” não escaparam à verdadeira pandemia que, reconheça-se, foi mais benévola nos efeitos sobre as rádios e sobre os jornais - tudo isto numa altura em que, em nome das crises, as redacções passaram por profundas renovações, de entre as quais se destaca um rejuvenescimento excessivo e mal enquadrado.

Os desvios, principalmente os de natureza deontológica, caíram na praça pública, onde a crítica, algumas vezes, não conseguiu esconder apetites censórios. Foi a altura em que parece ter nascido a geração da Ética, sob um manto de preocupações nem sempre próximas. A vontade autêntica de resolver problemas andou (e anda, ainda) muitas vezes a par de objectivos de marketing e até de mera cenografia.

Apareceram, beneficiando do prestígio do pioneiro Provedor de Justiça, mais e mais provedores.

Os dos leitores também.

O “Jornal de Notícias” foi, entre os grandes jornais de informação geral, o terceiro a disponibilizar aos leitores essa importante porta diálogo, tendo o Autor sido o seu primeiro news ombudsman. Dessa experiência de quase quatro anos fala esta obra, que mais não pretende ser do que um testemunho que conduzirá, decerto, a conclusões diversas, e cujo estudo espero possa aproveitar não só aos jovens jornalistas, mas a todos os outros que fazem parte desta sociedade da comunicação, em que só o exercício permanente da exigência, da responsabilização, pode conduzir à qualidade desejada.



O Autor:

FERNANDO MARTINS, que cursou Engenharia e Direito, encetou, na delegação do Porto do jornal “O Século”, uma carreira hoje com mais de 40 anos.

Fez Rádio e Televisão. Mas foi, de facto, na Imprensa que acabou por fixar-se. Com trabalhos espalhados por jornais e revistas nacionais e estrangeiros, a sua paixão foi vivida essencialmente no “Jornal de Notícias”, onde ao longo de quatro décadas assinou reportagens, entrevistas, crónicas e artigos. No JN foi de repórter a director, passando pelos cargos de editor e chefe de Redacção.

Em 2001, após ter-se demitido da Direcção (onde esteve 12 anos), aceitou o convite para ser o primeiro Provedor dos Leitores do JN, cargo que desempenhou durante quase quatro anos.

É, desde 1983, vice-presidente do Centro de Formação de Jornalistas, do Porto, sendo, também, sócio fundador do Observatório de Imprensa. Ministrou cursos para a imprensa regional no Continente e nas Ilhas e deu aulas na Universidade Moderna (curso de pós-graduação). É director da Associação do Museu Nacional da Imprensa. Pertenceu ao Instituto Internacional de Imprensa (IPI) e à ONO (associação mundial de provedores da Comunicação Social).

Integrou direcções do Sindicato dos Jornalistas e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

Nos anos em que exerceu as funções de Provedor dos Leitores do JN, tentou ser, para os jornalistas, um permanente sensor contra desvios à Deontologia, estimulando, ao mesmo tempo, os leitores para o exercício da crítica. “A Geração da Ética” testemunha os momentos mais significantes dessa luta. Uma luta que, se não foi totalmente vencida na consciência dos redactores e dos editores do jornal, terá logrado aumentar o grau de exigência de parte substantiva dos leitores. E só por isso valeu a pena!

Sem comentários: