quinta-feira, fevereiro 27, 2014

EM DESTAQUE: «ARGUMENTAÇÃO E CRÍTICA» de TITO CARDOSO E CUNHA




EM DESTAQUE: «ARGUMENTAÇÃO E CRÍTICA» de Tito Cardoso e Cunha. 
Discurso crítico (nomeadamente acerca do cinema) entende-se aqui quase sempre num sentido relativamente restrito. Trata-se sobretudo do discurso/texto que enuncia ou exprime um
 juízo de valor argumentado, isto é, um juízo de valor cuja validade se pretende medir pelo grau de convicção que suscitou no seu (auditório) destinatário. O processo argumentativo que daí resulta constitui-se como justificação da alegação valorativa ou interpretativa (uma vez que também à crítica cabe e é solicitada a interpretação) da obra artística, nomeadamente a obra fílmica. [nr. 35 da Colecção Comunicação-série Teorias, dirigida por Mário Mesquita].





TITO CARDOSO E CUNHA


estudou filosofia nas universidades de Lisboa, Coimbra, Bruxelas e Louvain. Ensinou no departamento de filosofia da Universidade de Coimbra e nos de ciências da comunicação da Universidade Nova de Lisboa e da Beira Interior. Foi ainda professor visitante no Instituto de Estudos Europeus da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Tem-se dedicado ao estudo de retórica e teoria da argumentação, e é autor de diversos livros, entre os quais “Argumentação e crítica” (MinervaCoimbra). 

Sem comentários: