quarta-feira, fevereiro 26, 2014

EM DESTAQUE: «O PRINCÍPIO DE UMA "REVOLUÇÃO URBANÍSTICA" NO ESTADO NOVO - OS PRIMEIROS PROGRAMAS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE COIMBRA (1934-1940)» de NUNO ROSMANINHO





«O PRINCÍPIO DE UMA "REVOLUÇÃO URBANÍSTICA" NO ESTADO NOVO - OS PRIMEIROS PROGRAMAS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE COIMBRA (1934-1940)» de Nuno Rosmaninho

Com coordenação e apresentação de Luís Reis Torgal, esta obra revela pela primeira vez ao público o espólio da Comissão Administrativa do Plano de Obras da Cidade Universitária de Coimbra (CAPOCUC), actualmente no Arquivo da Universidade de Coimbra. O livro analisa os dois primeiros programas da Cidade Universitária de Coimbra, elaborados entre 1934 e 1940, documentos fundamentais para compreender a génese do projecto que, nas décadas seguintes, operou uma profunda ruptura urbanística na zona universitária da Alta. Cada programa compõe-se de um relatório e de uma planta das modificações a realizar.
[Índice] Introdução: A Alta de Coimbra: aspectos históricos e urbanísticos . A Universidade e o Estado Novo . o urbanismo e a arte ao serviço de um Estado autoritário . A reformulação das instalações universitárias: intenções e realidades . Os dois primeiros programas de obras (1934-1940) . O plano definitivo da Cidade Universitária . Relatório da primeira comissão de obras (1934-1937): Portaria do Ministério das Obras Públicas e Comunicações, de 4 de Dezembro de 1934 . Portaria conjunta do Ministério das Obras Públicas e Comunicações e do Ministério da Instrução Pública, de 11 de Dezembro de 1934 . Comissão de obras . Introdução . Definição do programa da Cidade Universitária de Coimbra . Estado actual das instalações universitárias . Plano da Cidade Universitária . Cálculo das áreas ocupadas dentro do perímetro da Cidade Universitária . Nota complementar . Relatório da segunda comissão de obras (1937-1940): Introdução . Obras indispensáveis para a instalação adequada dos serviços universitários . Demolições destinadas a desafrontar os edifícios universitários . Realizações em benefício dos estudantes . Esquema geral do programa . Ordem das realizações . Cálculo orçamental . Revisão do relatório em consequência de uma visita de Duarte Pacheco a Coimbra . Parecer de Ângelo da Fonseca e Bissaya Barreto acerca do Hospital Escolar a construir.






Nuno Rosmaninho


É Professor Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Os seus interesses científicos centram-se, sobretudo, na historiografia artística portuguesa (séculos XIX e XX), arte nacional, arte totalitária, termas da Curia e Concelho de Anadia. Publicou vários trabalhos entre as quais: "Anadia Durante a I República (1910-1926). O poder local", Anadia, Edição da Casa Rodrigues Lapa, 1993; "O princípio de uma «Revolução Urbanística» no Estado Novo. Os primeiros programas da Cidade Universitária de Coimbra (1934-1940)", Coordenação e apresentação de Luís Reis Torgal. Coimbra, Minerva Editora, 1996; Em parceria com Maria Alegria Marques, Ana Paula Figueira Santos, António Breda Carvalho e Rui Godinho (seleção, organização e introdução), "Correspondência de Rodrigues Lapa. Selecção (1929-1985)", Coimbra, Livraria Minerva Editora, 1997; Em parceria com Ana Paula Figueira Santos e Rui Miguel Rosmaninho Gonçalves, "Anadia. Relance histórico, artístico e etnográfico", Paredes. Reviver Editora, 2001.

Sem comentários: