sábado, março 01, 2014

«O QUARTO EQUÍVOCO» de MÁRIO MESQUITA [EM DESTAQUE]


                                                   


Opinião:

«”O Quarto Equívoco” inclui algumas das melhores análises produzidas sobre a influência dos media e o papel neles desempenhado pelos jornalistas. Alguns dos seus capítulos (…) são simplesmente notáveis, do melhor que sobre a matéria já foi feito, e não só em Portugal.»

   José Gabriel Viegas, Expresso

«“El Cuarto Equívoco” es una obra de una persona inteligente que, desde la primera línea de fuego como periodista él mismo y como investigador de los médios, há tenido la oportunidad de vivir los câmbios radicales que dichos medios han llevado a cabo en la última década».

Jesus Timóteo Alvarez, Universidade Complutense de Madrid

Mário Mesquita é director na MinervaCoimbra, desde 1997, de três colecções: Colecção Comunicação (com três séries: Jornalismo, Media e Teorias), Colecção Minerva Ciências da Comunicação e Cadernos Minerva. Com a chancela da MinervaCoimbra publicou - "O Jornalismo em Análise - A coluna do Provedor dos Leitores", 1998.
"O quarto equívoco - o poder dos media na sociedade contemporânea"
em 2004 (com 2ª edição no mesmo ano). Este livro foi traduzido em castelhano em 2007: "El Cuarto Equívoco", Madrid, Frágua.




MÁRIO MESQUITA


MÁRIO António da Mota MESQUITA  é natural de Ponta Delgada. Figura incontornável do jornalismo, do ensino, da cultura e da cidadania. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade  Católica de Lovaina (Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e Políticas), com a menção “grande distinção” com equivalência pela Universidade Nova de Lisboa. Administrador da Fundação Luso-Americana (2007-2013), tendo a seu cargo as áreas de Humanidades, Cultura e Artes, e o Programa Açores.  Professor convidado da Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura da Universidade Lusófona.
Foi  Director (1978-1986) e director-adjunto (1975-1978) do «Diário de  Notícias»;  director do «Diário de Lisboa» (1989-1990); jornalista do «República» (1971-1975); vice-presidente do Conselho de Imprensa (1984-1985); membro do Conselho de Comunicação Social (1986-1987);provedor dos leitores do «Diário de Notícias» (1997-98).
Professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências da Comunicação – 1986- 1998);Professor associado convidado e secretário do Instituto de Estudos  Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1995- 98). Presidente da Comissão de Estágios da Licenciatura em Jornalismo.  
Ajudou à fundação do Instituto de Estudos Jornalísticos da FLUC e da respectiva Licenciatura em Jornalismo. Professor auxiliar convidado da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Comunicação Social (1998-2002). Professor-adjunto com concurso de provas publicas da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Subdirector do Departamento de Jornalismo desde 2004 (actualmente em regime de requisição na FLAD).  Integrou 14 júris de mestrado (11 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2 no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE e 1 na Universidade da Beira Interior), tendo sido orientador de 5 teses.  - Participou em vários júris de doutoramento. -Coordenou Cursos de Verão sobre Comunicação Social no âmbito dos Estudos Gerais da Arrábida - Conferências do Convento (1996, 1997, 1998) e da Fundação do Oriente (2003).
Foi Deputado à Assembleia Constituinte (1975) e à Assembleia da República (1976-77), pelo círculo eleitoral de Lisboa. Representou a Oposição Democrática de Ponta Delgada nas reuniões nacionais inter-oposição (S.Pedro de Muel e Palácio Fronteira) na fase preparatória das eleições legislativas de 1969.  Militante da Acção Socialista Portuguesa (1969-1973). Membro fundador do Partido Socialista, tendo participado no Congresso  de Fundação em Bad Munstereifel, na Alemanha Federal (1973). Renunciou ao mandato de deputado e demitiu-se de dirigente e membro do Partido Socialista em 1978. A partir desse ano, afastou-se da política enquanto atividade profissional.  Membro das Comissões Políticas das candidaturas à Presidência da República de Francisco Salgado Zenha (1985) e de Mário Soares (2005).
 Com vários livros publicados é autor de inúmeros trabalhos científicos em Portugal e no Estrangeiro. Nas Edições MinervaCoimbra é Director de três colecções: Colecção Comunicação (com três séries: Jornalismo, Media e Teorias), Colecção Minerva Ciências da Comunicação e Cadernos Minerva. Também com a chancela da MinervaCoimbra publicou - "O Jornalismo em Análise - A coluna do Provedor dos Leitores", 1998.
"O quarto equívoco - o poder dos media na sociedade contemporânea"
em 2004 (com 2ª edição). Este livro foi traduzido em castelhano 
 "El Cuarto Equívoco", Madrid, Frágua, 2007.


Sem comentários: