quarta-feira, setembro 18, 2013

RECORDANDO LUIZ GOES « UM MÉDICO, UM HUMANISTA, UM POETA, UM HOMEM DA "CANÇÃO DE COIMBRA" QUE NÃO MORRE, NEM NUNCA PODERIA MORRER »


 Cascais, Março de 2010 (Espaço Memória dos Exílios )


Coimbra, Dezembro de 2009  (Livraria Minerva Galeria )

«Luiz Goes, com a sua palavra cantada, também foi um intérprete e autor modernista da canção de Coimbra. Talvez o seu regresso ao “neo-modernismo” (de que fala Jorge Cravo) se deva não só à sua bela voz que permaneceu no tempo, à sua composição musical, à sua poesia, aos escritores que leu, mas também à profissão que exerceu, na Europa e em África, na Guiné, quase na linha do Equador. Um médico, um humanista, um poeta, um homem da “canção coimbrã”, que não morre, nem nunca poderia morrer."
Coimbra, 26 de Março de 2010

Luis Reis Torgal

«Luiz Goes é, a partir da segunda metade do século XX, uma figura incontornável e acima de quaisquer suspeitas quanto à importância que tem na evolução da Canção de Coimbra. 
Ideologicamente a partir da escola modernista de Edmundo de Bettencourt, Goes encetou uma renovação na Canção de Coimbra que o guindou à posição de legítimo e único sucessor daquele poeta-cantor presencista na afirmação de uma Nova Canção de Coimbra. Ou seja, o Neo-Modernismo chega à Canção de Coimbra através da escola Goesiana.
Demonstrando uma grande generosidade e disponibilidade, Goes tem revelado, nos últimos anos, um envolvimento, um amor e uma ternura por esta Canção que o permitem indexar como um Mestre, na acepção plena da palavra. Com ele se aprende todo um imaginário a preservar e a actualizar para que se não perca a Canção de Coimbra.
Uma Canção que muito deve à sua profunda veia artística como autor, compositor, poeta e, fundamentalmente, cultor inimitável.» Jorge Cravo in «Luiz Goes, O Neo-Modernismo na Canção de Coimbra ou o Advento da Escola Goesiana»



«Quem alguma vez teve o privilégio de privar de perto com Luiz Goes, conclui estar na presença de um homem que revela uma clareza de ideias e uma ética que o guindam à posição de fiel depositário de um conjunto de princípios e de valores que devem nortear quem sinta a Canção de Coimbra como uma causa.
Uma das suas grandes preocupações sempre foi o saber incutir a quem o procura o conhecimento da memória histórica da Canção de Coimbra, que é urgente saber defender, preservar e difundir.»  Jorge Cravo






http://minervacoimbra.blogspot.pt/search?q=LUIZ+GOES

Sem comentários: