quarta-feira, fevereiro 20, 2013

EDGARD PANÃO e «CANCIONEIRO POPULAR DE MIRANDA DO CORVO» DE BELISÁRIO PIMENTA [SÁBADO, 23 DE FEVEREIRO, 15H00] AUDITÓRIO MUNICIPAL






Convite

A Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Dra. Fátima Ramos,
Dr. Edgard Panão e as Edições MinervaCoimbra
têm a honra de convidar V. Ex.ª para o lançamento da nova edição do
Cancioneiro Popular de Miranda do Corvo
de Belisário Pimenta.

O Doutor Rui Veloso dá-nos a honra de apresentar 
esta nova edição organizada por Edgard Panão
no  próximo dia 23 de Fevereiro (sábado), pelas 15H00
no Auditório Municipal.

António Lopes Pires (Inspector de Ensino) participará juntamente com
elementos do seu grupo musical ilustrando várias quadras do Cancioneiro.

***
Belisário Pimenta foi um eminente vulto da Cultura portuguesa da primeira metade do século XX. Tem perto de 1000 publicações para as quais, de um modo geral, foi convidado para a sua elaboração, e sendo que, para a publicação das mesmas, teve apoio em jornais, revistas, opúsculos, etc. Contudo, de acordo com o que ele próprio refere quanto à falta de colabo-

ração, por ele solicitada, enfrentou algumas dificuldades com o seu Cancioneiro Popular de Miranda do Corvo, pelo que a publicação foi feita à sua custa, enquanto Autor, mas sóao fim de alguns anos de investigação exaustiva.


Assim, esta nova edição organizada por Edgard Panão, editada pela MinervaCoimbra,destina-se  a homenagear Belisário Pimenta.

A 1ª edição do Cancioneiro levou décadas a ser concluído. Na realidade, só depois de decorridos 25 anos após o seu início é que aconteceu a sua publicação em 1953, e devido à não obtenção de apoios foi publicada pelo próprio Belisário Pimenta.

Edgard Panão nasceu em Penela. Viveu em Miranda do Corvo. Foi professor liceal de Filosofia e História em vários liceus do país director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (actual Kuito) Angola, e director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro; responsável pelos Serviços de Educação em Dili. Foi ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja.
Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e genealógica para publicação, juntamente com trabalhos de outra índole. Destacam-se “O Moleiro Inteligente” (2000), “A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo” (2002), “Covseiro de Myranda” (2006), “Cartas a Ana de Leonardo” (2007), "Os Trautos de Miranda" (2008), "Comentário - O outro lado da coisa" (2009), "Os convencidos da Vida" (2010), " O Tombo da República" (2011) estes seis últimos livros com a chancela das Edições MinervaCoimbra.

Sem comentários: