terça-feira, fevereiro 08, 2011

OS MESES ANTERIORES de LUIS RAMOS [Coimbra]

OS MESES ANTERIORES 

O livro “Os meses anteriores" de Luis Ramos, com a chancela das Edições MinervaCoimbra, foi apresentado dia 5 de Fevereiro, na Livraria Minerva, pelo Prof. Doutor Carlos Costa Almeida.


OS MESES ANTERIORES


Luis Ramos, doutorado em Química é ainda autor de vários contos premiados e docente de Química no Instituto Piaget. A obra foca a vida profissional e pessoal dum jovem médico nos meses que antecederam o 25 de Abril de 1974 e, no dizer do seu apresentador, o médico e cirurgião Carlos Costa Almeida, "impressiona pelo realismo da história, dos ambientes, das pessoas, de admirar sobretudo por vir de alguém não ligado à medicina."

Começando por referir que conhecia o autor desde os tempos da Praça da República como centro duma cidade que era universitária no verdadeiro sentido da palavra, e que o é cada vez menos, pela sua dispersão, apesar de ter cada vez mais alunos e instituições de ensino superior para além da sua Universidade, Costa Almeida deteve-se na análise dos episódios relatados da vida dum jovem interno a fazer um estágio num sanatório situado numa pequena vila de província. Numa época sem ensino pós-graduado organizado, com a influência local marcada e sufocante do partido único, dos seus representantes, apoiantes e sequazes. Num país cercado, asfixiado e sem esperança, em que no subconsciente se sentia iminente, e se desejava, uma mudança, mesmo não se sabendo bem qual.

Tal foi o realismo conseguido neste romance que o apresentador, pela sua leitura, se "sentiu transportado ao tempo em que, também jovem médico, saiu de Coimbra para uma vila semelhante, no chamado serviço médico à periferia, apenas um ano depois do 25 de Abril. Terminando na noite de 24 de Abril, a história é inacabada pela mudança, que veio insuflar esperança e tornar tudo possível de acontecer daí em diante. Passados 37 anos, e não sendo as situações sobreponíveis, têm no entanto muitos traços comuns, com a angústia duma sensação colectiva de beco sem saída que se quer que tenha uma, e se espera por ela, seja qual for."

Nas palavras de Costa Almeida, foi oportuna a publicação destes “Meses Anteriores”, porque nos trouxe uma memória exacta da vida naquela época e nos permite pensar que poderemos um dia, ou já, estar nos meses anteriores duma mudança que no nosso subconsciente já vai tomando forma.

Luis Ramos por seu turno, referiu que pretendia que este romance suscitasse nos leitores um realismo que os transportasse àquele tempo. As perguntas colocadas pelos presentes, no final da apresentação, à volta do futuro das personagens e a reflexão sobre os acontecimentos subjacentes ao 25 de Abril mostraram que a sua pretensão foi conseguida. O Autor não descartou a hipótese de presentear os leitores com a continuidade desta história proporcionando um desfecho.

O romance desenrola-se à volta do jovem médico Emílio, dos enfermeiros Maria da Graça e Constantino e da desinibida médica Leonor. Coimbra, Caramulo e Aveiro são o palco deste romance. A situação que se vivia no País nos meses anteriores ao 25 de Abril de 1974 servem de pano de fundo e ajudam a construir uma teia literáriamente bem urdida, concluiu Isabel Garcia.

 O Autor:
LUIS EDUARDO DE ABREU E LIMA RAMOS

Nasceu em Coimbra em 1950. Viveu a infância e juventude no Caramulo e depois em Aveiro.
É Engenheiro Químico e doutorado em Química. Enquanto estudante, fez parte da direcção-geral da Associação Académica de Coimbra (1970-1971) e da direcção da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (1972-1974). É actualmente professor do Instituto Piaget.
Tem visto algumas histórias curtas da sua autoria premiadas em diversos concursos (“Palavras”, RDP Antena 2, 1996; concurso “Semanas Portuguesas”, revista DNA, 2001; História Devida, RDP e Jornal “Público”, 2008, entre outras).

Esta é a sua primeira incursão na área do romance.

Sem comentários: