quarta-feira, fevereiro 09, 2011

"EDUCAR PELA ARTE" no Centro Educativo dos Olivais ["Terça-feira de Minerva"]

EDUCAR PELA ARTE
A mostra de trabalhos de pintura de jovens do centro educativo dos Olivais foi o pretexto para mais uma sessão das "Terças-feiras de Minerva" integradas no ciclo "Educar pela Arte".

As convidadas foram a Drª Ângela Portugal Directora do Centro Educativo dos Olivais e a Profª Isabel Bicho-Professora de EVT-Actualmente colocada na Esc Secundária de Soure e durante vários anos docente do Centro Educativo dos Olivais.

"Na vida há diferentes percursos...procura-os" é uma das mensagens inscritas numa das pinturas, por um dos jovens do Centro Educativo dos Olivais.

Ângela Portugal referiu que a maior parte destes jovens são provenientes da zona de Lisboa "as famílias não conseguiram ou não tiveram capacidade para exercer o seu papel. As suas regras e as formas de estar são as que usam para sobreviver na rua. Têm arte, têm engenho e qualidades que nós nem imaginamos e cabe aos técnicos orientá-los para um fim de integração e de descobrirem as suas potencialidades.

A arte, sob a forma de pintura, dança ou teatro, são fundamentais para a valorização pessoal, para a motivação e o desenvolvimento da auto-estima destes jovens. E há mesmo jovens a partir destas descobertas para novos percursos, a assumir novas atitudes perante a vida", e acrescentou a directora: "Não queremos que sejam artistas, mas que descubram que podem ser melhores".

Por seu turno, Isabel Bicho, professora de EVT, que esteve durante 10 anos no Centro Educativo dos Olivais é uma das responsáveis pelo resultado final dos 17 quadros patentes na Galeria Minerva.

Para esta docente " é de lastimar que as artes tenham sido retiradas dos programas" . Segundo a sua experiência,"estes ateliers de pintura, são muitas vezes a única forma de manter os jovens atentos, de os entusiasmar para atingir outros objectivos essenciais: ler, escrever e cumprir regras." "A capacidade criativa destes jovens é surpreendente. Têm vivências muito fortes e necessidade de as transmitir". Do outro lado, acrescenta ainda Isabel Bicho "deve estar um professor ou formador atento e sensível, que se envolva e estabeleça um vínculo com quem, por vezes, nunca o teve.

Esta exposição sobre o que se faz "dentro" é uma prova da educação e (re)integração pela arte.

A sessão  foi moderada pela artista plástica Élia Ramalho.

Ângela Portugal, Élia Ramalho, Isabel Bicho, Isabel de Carvalho Garcia

Sem comentários: