domingo, fevereiro 06, 2011

NO REINO D'AQUÉM E D'ALÉM DOR - À Procura da Alma da Anestesia -exposição de fotografia [hall de entrada dos HUC de 14 de Fevereiro a 21 de Maio]



Será inaugurada, no próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 11 horas, no hall dos Hospitais da Universidade de Coimbra, uma exposição de fotografia organizada pelo Serviço de Anestesiologia e Bloco Operatório Central dos HUC, intitulada “No reino d’aquém e d’além dor, à procura da alma da anestesia” e que contará com a presença de numerosas individualidades.

Onze fotógrafos nacionais e estrangeiros – Albano da Silva Pereira, António Barreto, Francisco Feio, Inês d’Orey, José Farinha, Leonardo Miranda, Miguel d’Aguiam, Paulo Abrantes, Sebastião Resende, Vandanuno e Wojtek Ziemilsky - a quem foi feito o convite para que apresentassem narrativas que remetessem para o imaginário da anestesia, técnica onírica que nos deixa “ausentar” temporariamente do corpo, capaz de domar a dor para que ele, o corpo, possa ser reparado e para que as doenças dolorosas magoem menos.
Carlos Amaral Dias, Professor Catedrático de Psiquiatria, fará também uma comunicação orientada para a contextualização do estado da arte da anestesia.

José Martins Nunes, Director do Serviço de Anestesiologia, promotor da exposição, defende que a anestesiologia deve estar permanentemente aberta à comunidade que serve, sendo a comunicação parte integrante da missão médica. Sendo, também, a arteuma forma de comunicação que dispensa a linguagem falada, entendeu-se que uma exposição de artes visuais seria um meio privilegiado de estabelecer elos com os cidadãos utilizadores do Hospital.
Os HUC, são um hospital com 5.400 profissionais e com um fluxo diário de milhares pessoas. Assumem, assim, um importante papel como actor cultural na cidade e na região.

Esta exposição é apoiada pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Direcção Regional da Cultura do Centro e tem como Comissária a Drª Olga Maia Seco, Directora da Galeria Santa Clara.
HUC, 02 de Fevereiro de 2011

Apoio à divulgação: MinervaCoimbra

Sem comentários: