sábado, março 13, 2010

[Leiria] Apresentação: O CHÃO DA RENÚNCIA


A Autora e as Edições MinervaCoimbra
têm o gosto de convidar para a apresentação do livro

O CHÃO DA RENÚNCIA
de Aida Baptista.

A apresentação será feita por Acácio de Sousa
(Director do Arquivo Distrital de Leiria)


e Ilda Januário
(Investigadora na área da Antropologia Cultural da
Universidade de Toronto)

A sessão realiza-se no próximo dia 13 de Março de 2010,
pelas 18h30, na Livraria Arquivo,
Av. Combatentes da Grande Guerra nº 53, em Leiria.


"O chão da renúncia" é constituído por 43 crónicas, escritas em Angola e sobre Angola, revistas e prefaciadas pelo nosso melhor escritor luso-canadiano de língua portuguesa, Eduardo Bettencourt Pinto.



Sobre a autora escreveu Manuela Marujo:

“Ela capta, de modo particular, as alegrias, a nostalgia, o sofrimento, os fracassos e os sucessos de um povo (...). As suas crónicas mais pessoais são umas vezes irónicas, outras divertidas, revelando ainda outras, uma mulher sensual, amante apaixonada da vida e das pessoas. São sempre escritas com grande beleza, inteligência e sensibilidade”.

“O Chão da Renúncia”é um testemunho de emoções e vivências passadas no mesmo lugar afectivo, mas decorrentes de um novo tempo histórico.
Aida Baptista


Aida Baptista nascida em Pinheiros, no concelho do Tabuaço, foi viver para Angola com um ano de idade. Foi em Benguela que cresceu, constituiu família e iniciou a sua carreira de docente. Em 1989 candidatou-se a Leitora de Português no estrangeiro e foi colocada na Universidade de Helsínquia, na Finlândia, onde cumpriu uma missão de 8 anos.
Em 1998 foi seleccionada pelo Instituto Camões (ICA) para uma segunda missão na Universidade de Toronto no Canadá. Foi durante esta estadia de 5 anos que iniciou a escrita de crónicas. E por fim, foi de novo seleccionada pelo ICA para dirigir o Centro de Língua Portuguesa de Benguela e dar aulas no pólo da Universidade Agostinho Neto em Angola.
Actualmente está reformada e dedica-se à escrita, entre outras actividades. Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas, Universidade Nova de Lisboa, é também autora de dois livros, com a chancela das Edições MinervaCoimbra Passaporte Inconformado e O Chão da Renúncia, e co-autora, com Gabriela Silva, de Entre Margens de Afectos.

Sem comentários: