terça-feira, março 09, 2010

[Terça-Feira de Minerva] Conversa e Poesia com... Mulheres


"Conversa e poesia com... Mulheres” foi o tema da mais recente Terça-feira de Minerva realizada no âmbito do Dia Internacional da Mulher. Isabel de Carvalho Garcia, Piedade Tavarela (presidente da Associação dos antigos estudantes de Coimbra em Braga) e Maria Teresa Sousa Fernandes (médica obstreta da maternidade Dr. Daniel de Matos) abriram a sessão. Coube a ICG fazer uma breve alusão à evolução da situação da mulher referindo que “a mulher ocupou ao longo dos séculos um lugar subalterno no seio da família e da sociedade. No entanto, ao longo do tempo assistimos felizmente a uma evolução nas sociedades, a nível económico social e político o que naturalmente contribuiu para uma maior participação da mulher na vida activa permitindo-lhe assim a revelação das suas competências e capacidades... A paridade entre homens e mulheres está longe de ser conseguida, ainda há um caminho a percorrer mas segundo as notícias dos últimos dias a Secretária de Estado da Igualdade reconhece que a situação da mulher em Portugal é menos grave do que na maioria da União Europeia no entanto é preciso fazer mais por salários iguais entre homens e mulheres".

Teresa Sousa Fernandes com uma larga experiência profissional de apoio a adolescentes e jovens aproveitou para homenagear David Rebelo (médico, também presente na sessão) por ter lutado sempre pela saúde da mulher em Portugal. Teresa Sousa Fernandes referiu que algumas vezes a mulher também contribui para a sua discriminação. Terminou lendo um texto dedicado à mulher que em 2008 mais admirava no momento: uma jovem cigana hoje com 18 anos “Paula Afonso, obrigada a ser mulher quase ao nascer, sem tempo para crescer…”

Piedade Tavarela evocou igualmente a situação da mulher referindo que em 2007 a AAECB com o apoio do Magnífico Reitor, Fernando Seabra Santos, homenageou a mulher portuguesa corporizada num conjunto de 10 mulheres saídas da Universidade de Coimbra. Para além de se ter falado da violência doméstica também em Portugal, Noberto Canha lembrou a situação da mulher nos países muçulmanos.

Piedade Tavarela, Teresa Sousa Fernandes, Teresa Pestana, Norberto Canha, Helder Rodrigues e José Ribeiro Ferreira contribuíram ainda com a leitura de poemas no feminino, numa sessão bastante participada por mulheres e homens.


A próxima Terça-Feira de Minerva realiza-se a 23 de Março no âmbito do dia Mundial da poesia.




Isabel de Carvalho Garcia, Piedade Tavarela, Teresa Sousa Fernandes e Norberto Canha























Sem comentários: