sábado, novembro 01, 2008

O dever de educar para os Jesuítas


Segunda sessão do ciclo de Conferências O dever de educar, no âmbito das Terças Feiras de Minerva, no próximo dia 4, pelas 18h15, na Livraria Minerva (rua de Macau 52 - Bairro Norton de Matos).

A preparação do aluno para ser autónomo e participar no mundo de forma responsável, a sua centralidade na tarefa educativa, o respeito pela pessoa que é, a aula como um laboratório de vida, a necessidade de "aprender a aprender", parecem-nos ideias novas, mas... não são.

Uma incursão histórica pode fazer-nos atribuir essas ideias à pedagogia dos Jesuítas, pois elas estão já presentes nos seus primeiros passos. Porém, o seu mentor, Santo Inácio de Loyola, admitiu não ter inovado grandemente, uma vez que procurou inspiração noutros autores, na altura, tradicionais…

Para falar da influência dessa pedagogia na actualidade foi convidada Margarida Miranda, professora do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que, além de ter realizado a primeira tradução moderna em Portugal da Ratio Studiorum, tem publicado estudos sobre esse currículo que presidiu à primeira rede escolar internacional com que os Jesuítas educaram a Europa, nomeadamente sobre o papel central que nele se reserva ao teatro.

As sessões deste ciclo são quinzenais, e estão abertas ao público.

Próximas sessões: 18 de Novembro e a 2 e 16 de Dezembro.

Sem comentários: