quinta-feira, outubro 23, 2008

[Novidade] A TV DO REAL



De tão presente no nosso quotidiano quase não damos pela sua presença, mas a televisão lá está, comodamente instalada em nossas casas, abrindo diante de nós um mundo que também é assim porque ela existe. Curioso: pelo pequeno ecrã temos acesso àquilo que de mais importante se passa à nossa volta, mas a construção televisiva da realidade também redesenha o mundo que temos. Há, pois, aqui um movimento circular entre televisão e sociedade que nos pede que, por momentos, pensemos este binómio com alguma distância em relação ao corropio das imagens e dos sons audiovisuais. Foi isso que fizemos na nossa tese de doutoramento sobre a informação televisiva dos canais generalistas portugueses. O trabalho empírico deu origem à obra "A TV das Elites" (Ed. Campo das Letras, 2007). Este livro fala dos fundamentos que envolvem aquilo que a TV (não) é.

Felisbela Lopes



"Este livro de Felisbela Lopes passa a constituir uma obra de referência no estudo dos media e particularmente da televisão como dispositivo tecnológico e como fenómeno na construção e (des)construção da sociedade contemporânea. Mas não é só. Provavelmente a televisão é um dos assuntos que mais se discute em Portugal. A leitura deste livro é um precioso 'mapa' orientador de uma discussão mais fundamentada e baseada em argumentos decisivos. Até porque, como escreve a autora, 'a confusão que se vive na justiça, na política, na ciência e na vida quotidiana está dentro, mas também está fora da televisão'".

José Manuel Paquete de Oliveira (Prefácio)


"A TV do Real" é o n.º 53 da Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita.


Felisbela Lopes é Professora no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho desde 1995 onde tem leccionado várias disciplinas ligadas ao Jornalismo. Fez Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no âmbito do serviço público de televisão (dissertação) e das fontes de informação (relatório de aula). É doutorada em informação televisiva, com uma tese intitulada "Uma Década de Televisão em Portugal (1993-2003). Estudo dos programas de informação semanal dos canais generalistas".
É autora dos livros "O Telejornal e o Serviço Público" (MinervaCoimbra, 1999), "A TV do Futebol" (Campo das Letras, 2006) e "A TV das Elites" (Campo das Letras, 2007). É também autora de diversos capítulos sobre televisão em livros colectivos e em revistas da especialidade. Desenvolve investigação académica no âmbito da informação televisiva e das fontes de informação.
Trabalhou na Rádio Universitária do Minho. Foi jornalista do jornal "Público" entre 1990 e 1995. É comentadora da RTP (rubrica de "Revista de Imprensa") desde 2005. Colabora com vários jornais.


Foto da autora: © Paulo Pimenta

Sem comentários: