terça-feira, dezembro 18, 2007

Miguel Torga e a Pide

Apresentação da obra
MIGUEL TORGA E A PIDE, de Renato Nunes
Com a presença do Prof. Dr. Luís Reis Torgal da Universidade de Coimbra
Data: 19 de Dezembro, 18h00
Local: Casa da Cultura de Paranhos, Largo do Campo Lindo, 7 (junto à PSP)

Renato Nunes tem 27 anos, vive em Vila Franca da Beira (Oliveira do Hospital), é professor de História e "aprendiz de Historiador", como gosta de se auto-designar. Está a lançar este seu primeiro trabalho de investigação historiográfica, precisamente no ano em que se comemora o primeiro centenário do nascimento de Miguel Torga.

O livro refere os quatro processos de Torga na polícia política, datados de entre 1939 e 1973 e dos quais um foi processo-crime e os restantes "processos de agregação de informações sobre o Miguel Torga homem, médico e autor", explica Renato Nunes.

A obra divide-se em cinco grandes capítulos: "I. A literatura e o Estado Novo: Como contribuía a literatura para os desígnios do Estado Novo e da oposição?"; "II. «O quarto dia» do romance autobiográfico «A Criação do Mundo» (1939) "; "III. O escritor e as acções oposicionistas (1945-1958) "; " IV. O Volume VIII do «Diário» e a candidatura ao Prémio Nobel da Literatura (1959-1960) ", com uma parte dedicada ao período dos anos 60 e a resposta à pergunta: diminuiu ou aumentou a vigilância e repressão sobre Miguel Torga, após 1950, como consta em alguns estudos? e, finalmente, "V. As últimas informações recolhidas pela DGS, já no período do marcelismo (1969-1974)".

Sem comentários: