quinta-feira, outubro 11, 2007

A Coroa de Góis

A Arte-Via Cooperativa e as Edições MinervaCoimbra promovem no próximo dia 13 de Outubro, pelas 16 horas, no auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, o lançamento do último romance de Ana Filomena Amaral, “A Coroa de Góis”.

“A Coroa de Góis” é o quarto romance da autora e constitui uma homenagem à palavra. Percorrendo o concelho de Góis e entrando no ventre da terra, os protagonistas procuram a lâmpada de Hanuka, objecto de grande simbologia na religião e mitologia judaicas. Essa busca revela a dimensão metafórica de toda a obra, conduzida pela própria palavra, que está sempre no centro da trama narrativa. Palavra misteriosa, secreta, proibida, mas, por fim, conquistada e liberta.

A arte é a teia que sustém toda a acção, os acontecimentos e as emoções enredam-se nela concretizando-se, em primeira linha, na própria natureza, nas miniaturas, na música, na pintura e na literatura. O Verbo assume nesta obra a expressão suprema da imortalidade, tema que está sempre presente na ficção de Ana Filomena Amaral.

O livro é dedicado à miniaturista Alice Sande, natural de Góis e com quem a autora privou quando exerceu as funções de técnica superior na Câmara Municipal de Góis, entre 1997 e 1999. Esta obra será apresentada pela pintora e poetisa Cecília Melo e Castro, cabendo a apresentação da autora à professora de filosofia Fátima Cabral, que integra também a direcção da Arte-Via.

Sem comentários: