quinta-feira, março 15, 2007

Rota das Artes #2_06



A Associação dos Antigos Alunos da ARCA-EUAC (AAA) promoveu na Livraria Minerva, no âmbito das Terças-Feiras de Minerva, o lançamento do livro "Rota das Artes. Encontros de arte contemporânea. Exposição itinerante #2_06", com a presença de António Pedro Pita, Delegado Regional da Cultura do Centro.





Este livro é um registo que conjuga de uma forma muito sintética a 2.ª edição do projecto Rota das Artes desenvolvido pela AAA. O projecto é um modelo de actuação que implica e beneficia todos os agentes e sectores que intervêm de forma directa ou indirecta neste entrosamento que é a arte contemporânea no centro do país.




Nas duas edições da Rota das Artes, "não podemos afirmar completamente, mas sentimos que temos total capacidade de influenciar, marcar critérios e, mais importante para nós enquanto associação, integrar-nos num plano mais amplo onde o debate e reflexão sobre a prática da arte contemporânea se faça, melhorando assim a qualidade de vida dos cidadãos, através do seu enriquecimento cultural, e contribuindo para uma indústria cultural, que se mostra ainda pouco desenvolvida em Portugal, e que inevitavelmente se traduz em melhorias económicas e sociais, diminuindo o número de desempregados com formação nestas áreas, fortalecendo a capacidade de intercâmbio com outras regiões", refere António Azenha, presidente da AAA.



A Rota das Artes integra um programa de exposições que roda pelas autarquias aderentes e uma actividade formativa com alunos do 1.º ciclo. "Esta actividade tem como objectivo dotar a comunidade escolar deste ciclo de competências para compreender o património artístico passado e actual".



Por isso mesmo, "é precisamente nesta área que propomos nas próximas edições fortalecer a actividade formativa, com cursos, conferências e seminários dirigidos a professores e a sectores profissionais do meio".

Sem comentários: