sábado, junho 04, 2016

«OS REIS DO KONGO - ANGOLA - FAVOS DE MEL SALALÉ TRÊS TRÊS» DE KIESSE OLO [APRESENTADO EM COIMBRA]


FAVOS DE MEL - Sa­lalé três três -  OS REIS DE KONGO - ANGOLA

Kiesse Olo/Rosa Mayunga

Foi apresentado em Coimbra no Recordatório da Rainha Santa Isabel o livro
«Os Reis do Kongo – Angola» de autoria da escritora angolana Kiesse Olo/Rosa Mayunga com a chancela das Edições Mwana Afrika.

Odete Isabel, José Simão, Isabel de Carvalho Garcia, Joaquim Vicente e Kiesse Olo/
Rosa Mayunga

A abertura da sessão foi feita por José Simão - Presidente da União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas. A apresentação da autora e do livro coube a M. Odete dos Santos Isabel, Presidente do Círculo de Cultura Portuguesa e Isabel de Carvalho Garcia, da MinervaCoimbra. Isabel de Carvalho Garcia e José Simão são embaixadores do Movimento Internacional de Solidariedade Rainha Nzinga. Este movimento apoia as crianças de África, de Portugal, luta pela defesa das novas gerações, pela saúde, educação e cultura, pela Paz mundial, pela Biodiversidade, pelo ambiente e pela natureza.
A sessão contou ainda com Joaquim Vicente (em representação do Consulado Geral de Angola, no Porto). 
Todos os intervenientes salientaram as qualidades solidárias, humanas, de liderança e de trabalho da autora.
Mulher de Paz, tolerante e congregante.

Sa­lalé três três - Os Reis do Kongo-An­gola:
Sa­lalé três três - Os Reis do Kongo-An­gola sim­bo­liza in­trin­se­ca­mente a união ne­ces­sária entre os povos  de An­gola/África e de Por­tugal para a pre­ser­vação da hu­ma­ni­dade e da so­be­rania, sal­va­guar­dando o fu­turo das novas ge­ra­ções. Pre­tende-se que as re­ceitas deste livro ve­nham também a ser uti­li­zadas em pro­jetos a favor das cri­anças em África e Por­tugal.
O livro in­tegra um tra­balho de in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica ri­go­rosa sobre as­petos da His­tória do Reino do Kongo e da Hu­ma­ni­dade, po­emas de Ki­esse/Olo e tes­te­mu­nhos de ci­da­dãos e ci­dadãs con­tem­po­râ­neos (as), fa­zendo do livro uma obra li­te­rária pe­da­gó­gica, di­dá­tica-cul­tural de in­te­resse para o pú­blico em geral e em es­pe­cial para es­tu­dantes, pro­fes­sores (as) e in­ves­ti­ga­dores (as).






 Odete Isabel, José Simão, Isabel de Carvalho Garcia, Joaquim Vicente e Kiesse Olo/
Rosa Mayunga


 Odete Isabel, José Simão, Isabel de Carvalho Garcia, Kiesse Olo/Rosa Mayunga 
Joaquim Vicente 

Kiesse Olo/ Rosa Mayunga e Fernanda Soares


Rosa Mayunga (Ki­esse/Olo)
Rosa Mayunga (Ki­esse/Olo) nome ar­tís­tico, es­cri­tora an­go­lana, imi­grante há 33 anos em Por­tugal, é a au­tora do livro Sa­lalé três três os Reis do Kongo-An­gola.
É dou­to­randa em Ci­ên­cias Bi­o­mé­dicas-Ins­ti­tuto de Ci­ên­cias Bi­o­mé­dicas de Abel Sa­lazar (ICBAS) - Uni­ver­si­dade do Porto (UP). É mestre em De­sen­vol­vi­mento e Saúde Global - Ins­ti­tuto Uni­ver­si­tário de Lisboa (ISCTE-IUL).
É es­pe­ci­a­lista em Me­di­cina Tra­di­ci­onal Chi­nesa Mo­delo de Hei­del­berg-Ins­ti­tuto de Ci­ên­cias Bi­o­mé­dicas de Abel Sa­lazar (ICBAS) - Uni­ver­si­dade do Porto (UP).
É, também, li­cen­ciada em Aná­lises Clí­nicas e Saúde Pú­blica - Es­cola Su­pe­rior de Tec­no­logia de Coimbra (ESTES) - Ins­ti­tuto Po­li­téc­nico de Coimbra.






Sem comentários: