quinta-feira, outubro 31, 2013

«DA IMPRENSA REGIONAL DA IGREJA CATÓLICA O QUE É, QUEM A FAZ E QUEM A LÊ» DE ALEXANDRE MANUEL [ JÁ DISPONÍVEL]





DA IMPRENSA REGIONAL DA IGREJA CATÓLICA - O QUE É, QUEM A FAZ E QUEM A LÊ de Alexandre Manuel, constitui o n.º 16 da colecção Minerva Ciências da Comunicação dirigida por Mário Mesquita. 

Em análise, neste trabalho, os jornais regionais portugueses cujo capital social é, directa ou indirectamente, detido pela Igreja Católica. Ou seja, como são, quem faz e quem lê os órgãos de comunicação social que, cobrindo o território de uma diocese e integrando um subsector – o da imprensa regional – com características únicas, são considerados caso ímpar no contexto europeu. E que, apesar de constituírem um leque desigual de realidades, possuem, no entanto, características comuns e definidoras. 

De referir, designadamente, o facto do objectivo por eles visado não ser prioritariamente o financeiro; de serem maioritariamente dirigidos por padres; de tenderem a fazer hoje o que faziam ontem e anteontem; e de, em muitos casos, as suas tiragens e audiências ombrearem com a dos outros jornais locais. Além de que parecem preferir a apologética ao acontecimento; com base no argumento do rigor, cultivam um certo hermetismo, evitam o contraditório, são tentados a falar mais para os outros do que com os outros e tendem a confundir o discurso do altar com o discurso dos media. Com a curiosidade acrescida de, por vezes, concorrerem entre si e de ser diminuta a cooperação entre os diferentes títulos, consequência, porventura, de um certo espírito de capela que teima em resistir. 
Dito por outras palavras: fazem isoladamente o que não conseguem fazer em conjunto, nem talvez o desejem. Apesar de serem propriedade da mesma Igreja e de visarem objectivos comuns.


ALEXANDRE MANUEL 
Doutorado em Sociologia, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e pós-graduado em Jornalismo (ISCTE/Escola Superior de Comunicação Social), Alexandre Manuel (da Fonseca Leite) é professor no Curso de Ciências da Comunicação da UAL e investigador do CIES-IUL. Neste âmbito, participou nos estudos «Perfil sociológico do jornalista português» (editado em 2011) e «As novas gerações de jornalistas». Leccionou ainda no INA, Cenjor e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Como jornalista, iniciou a profissão na Flama (1969), tendo trabalhado ainda, na Vida Mundial, Século Ilustrado, Jornal do Fundão e Diário de Notícias, onde foi editor, redactor-editorialista e director de Edições Especiais. Colaborou com a RDP e, na RTP, foi comentador político, autor e apresentador de programas de divulgação social e cultural. Além de autor ou co-autor de vários livros, dirigiu ou coordenou editorialmente importantes obras colectivas, como a Grande Enciclopédia do Conhecimento ou Rotas da Terra e do Mar.
Enquanto deputado à Assembleia da República, nas IV e V legislaturas, integrou a direcção do grupo parlamentar, presidiu à Subcomissão para a Comunicação Social e foi membro das comissões para os Assuntos Constitucionais e da Eventual para a Televisão. Foi assessor técnico do INIC – Instituto Nacional de Investigação Científica, consultor do Instituto Damião de Góis, no âmbito da Presidência da República, director editorial da Casa das Letras e administrador e director editorial da Editorial Notícias.
Presidiu à assembleia geral do Sindicato dos Jornalistas e foi vice-presidente da direcção do Clube de Jornalistas. Em 2005, foi distinguido, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Sem comentários: