quarta-feira, julho 03, 2013

«ESTUDOS SOBRE A FILOSOFIA NA EUROPA E EM PORTUGAL: DE ANTERO DE QUENTAL A LEONARDO COIMBRA» DE HENRIQUE JALES RIBEIRO



O livro «Estudos sobre a filosofia na Europa e em Portugal: 
De Antero de Quental a Leonardo Coimbra» de Henrique Jales Ribeiro  foi apresentado   na sala Victor de Matos - 6º piso da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


 A apresentação esteve a cargo de Mário Santiago de Carvalho e contou com as intervenções da Directora do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da FLUC, Maria Manuel Borges, da editora, Isabel de Carvalho Garcia, do Coordenador da Unidade de I&D LIF, António Manuel Martins e do autor.
Neste livro, Henrique Jales Ribeiro tendo em vista o estudo do pensamento e das obras de Antero de Quental e Leonardo Coimbra, bem como das respectivas conexões, mostra exaustivamente como e porque é que o contexto fundamental das ideias filosóficas no nosso país―da segunda metade do século XIX ao primeiro quartel do XX―é geralmente o mesmo dos outros grandes países europeus, como a Alemanha, a França, a Inglaterra e a Itália. Com um aceso debate sobre o tema contou-se ainda com várias intervenções, no final, destacando-se a do conceituado Professor Universitário Fernando Catroga.


***
Praticamente pela primeira vez na historiografia sobre a filosofia em Portugal das últimas décadas, e tendo em vista o estudo do pensamento e das obras de Antero de Quental e Leonardo Coimbra, bem como das respectivas conexões, mostra-se exaustivamente neste livro como e porque é que o contexto fundamental das ideias filosóficas no nosso país―da segunda metade do século XIX ao primeiro quartel do XX―é geralmente o mesmo dos outros grandes países europeus, como a Alemanha, a França, a Inglaterra e a Itália. Uma caraterização e cuidadosa análise desse contexto é apresentada ao longo de quatro capítulos, e, com ela, é oferecida uma reconstrução das filosofias desses e de outros autores portugueses do mesmo período, que não só ilumina a sua leitura de uma perspetiva inteiramente nova e original, como mostra a sua eventual atualidade para nós hoje em dia. Este livro―contra uma historiografia nacionalista e patrioteira―é uma ferramenta indispensável para todos aqueles que se interessam pelo estudo da filosofia em Portugal, e que acreditam que o verdadeiro terreno desse estudo não é outro senão o da filosofia na Europa e no Ocidente no seu conjunto.

Henrique Jales Ribeiro é doutor em Filosofia (1999) e Professor Associado, com agregação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é investigador e rege as unidades curriculares de Lógica Simbólica, História da Lógica e Teorias da Argumentação. A generalidade das suas numerosas publicações, em português e inglês, enquadra-se nestas áreas. Cumpre destacar as edições de: Inside Arguments: Logic and the Study of Argumentation(Cambridge Scholars Publishing, 2012); e Aristotle and Argumentation Theory (Argumentation: An International Journal on Reasoning, Springer, 27, 2013). Nâo obstante, um dos seus primeiros trabalhos académicos (tese de mestrado), é precisamente sobre filosofia em Portugal. (Experiência e filosofia em Leonardo Coimbra, 1991). Mais recentemente, na perspetiva da internacionalização dos estudos sobre esta última área, que é o grande leitmotiv do presente livro, publicou três importantes trabalhos: “Sur la réception de la philosophie de Schelling en Europe et au Portugal (de la seconde moitié du XIXe siècle au début du XXe siècle” (2012); “Towards a General Theory on the Existence of Typically National Philosophies: The Portuguese, the Austrian, the Italian, and Other Cases Reviewed” (2012); e “The Eclecticism as Programme: Philosophy and Science in the Second Half of the Ninenteenth Century” (2013).

Sem comentários: