quinta-feira, maio 16, 2013

«ÉTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS» DE GISELA GONÇALVES [ APRESENTADO NA UBI ]



 Tito Cardoso e Cunha, Joaquim Paulo Serra, Gisela Gonçalves, 
Isabel de Carvalho Garcia


O livro  "ÉTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS" de autoria de Gisela Gonçalves foi apresentado na Sala dos Arcos (Pólo1), Universidade da Beira Interior.
A apresentação esteve a cargo de Tito Cardoso e Cunha e a sessão foi aberta pelo Presidente da Faculdade de Artes e Letras e responsável pelo CREA (Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem) Joaquim Paulo Serra. Isabel de Carvalho Garcia, da MinervaCoimbra, para além de agradecer à autora a oportunidade de publicação deste livro na Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita e que constitui o nr. 60, falou ainda das dificuldades existentes no mercado livreiro especialmente na vertente de trabalhos académicos, referindo que a comercialização e venda destes livros é cada vez mais difícil. Enalteceu o apoio dado ao longo dos anos pelo GMCS que tem permitido que muitas teses de mestrado e doutoramento sejam publicadas (área de Ciências da Comunicação).

Quer para Isabel de Carvalho Garcia, quer para Tito Cardoso e Cunha, que apresentou a obra,  este livro veio preencher uma lacuna existente sobre o papel que as relações empresariais desempenham na construção da opinião pública. Segundo Gisela Gonçalves este livro permite-nos reflectir sobre o lugar que as relações públicas ocupam na sociedade contemporânea pode ser explicado pela necessidade de as empresas legitimarem as suas acções na esfera pública através de processos comunicacionais. No entanto, na gestão da tensão entre os interesses privados e públicos, as relações públicas confrontam-se com questões de natureza ética. O papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública é uma das questões abordadas neste trabalho.
O livro está organizado em três partes, através das quais a autora percorre “caminhos teóricos centrados numa leitura habermasiana do paradigma das relações públicas simétricas/excelentes, mas também empíricos, através do confronto dos ideais normativos das relações públicas com o posicionamento profissional de directores e consultores de comunicação”.
Gisela Gonçalves é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. É professora desde 2003 no Departamento de Comunicação e Artes da UBI onde dirige o Mestrado em Comunicação Estratégica. Desenvolve a sua investigação no Laboratório de Comunicação On-line (LabCom) centrando a sua pesquisa e publicação no campo das teorias das relações públicas, comunicação política e ética da comunicação. Coordena atualmente a Secção de Comunicação Organizacional e Estratégica da European Communication Research and Education Association (ECREA).


 As Edições MinervaCoimbra assinalam durante o ano de 2013, 16 anos de publicação regular e contínua na área das Ciências da Comunicação.Com 4 colecções, das quais três são dirigidas por Mário Mesquita, e uma por Isabel Nobre Vargues, e mais de 100 títulos publicados sobre esta temática a MinervaCoimbra contínua a manter a sua liderança na área da comunicação.  A bibliografia sobre esta temática até 1997 era escassa. Com proposta  de  Mário Mesquita (na altura a leccionar no curso de jornalismo da Universidade de Coimbra e na UNL) nasce a colecção Comunicação seguindo-se a Colecção MinervaCiências da Comunicação e Cadernos Minerva.Em 2009 estas colecções são complementadas com a Colecção Comunicação História e Memória, com direcção de Isabel Nobre Vargues.Os autores são professores universitários, jornalistas e políticos (nacionais e estrangeiros).


Sem comentários: