segunda-feira, abril 15, 2013

«ÉTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS» de GISELA GONÇALVES [ BREVEMENTE]





ÉTICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

O lugar que as relações públicas ocupam na sociedade contemporânea pode ser explicado pela necessidade de as empresas legitimarem as suas acções na esfera pública através de processos comunicacionais. No entanto, na gestão da tensão entre os interesses privados e públicos, as relações públicas confrontam-se com questões de natureza ética.

Em busca de respostas, ao longo das três partes principais deste livro, percorrem-se caminhos teóricos centrados numa leitura habermasiana do paradigma das relações públicas simétricas/excelentes, mas também empíricos, através do confronto dos ideais normativos das relações públicas com o posicionamento profissional de diretores e consultores de comunicação.

Qual é, no fundo, o papel que as relações públicas empresariais desempenham na construção da opinião pública? Persuasão ou manipulação? Tais são as questões que se procurará responder.

Este livro constitui o nº. 60 da Colecção Comunicação [Ed. MinervaCoimbra] dirigida por Mário Mesquita.



Gisela Gonçalves é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI, Covilhã). É professora desde 2003 no Departamento de Comunicação e Artes da UBI onde dirige o Mestrado em Comunicação Estratégica. Desenvolve a sua investigação no Laboratório de Comunicação On-line (LabCom) centrando a sua pesquisa e publicação no campo das teorias das relações públicas, comunicação política e ética da comunicação. Coordena actualmente a Secção de Comunicação Organizacional e Estratégica da European Communication Research and Education Association (ECREA).

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