quarta-feira, novembro 14, 2012

«ANTOLOGIA POÉTICA» DE ARNALDO SILVA APRESENTADA EM COIMBRA POR NARCISO MIRANDA



 Antologia Poética de Arnaldo Silva edição bilingue (português/francês), com a chancela das Edições MinervaCoimbra, foi apresentada por Narciso Miranda (ex-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos), na Livraria Minerva Galeria, em Coimbra. A sessão contou ainda com Isabel de Carvalho Garcia, que em nome da editora (MinervaCoimbra) elogiou o autor pelos valores humanos que o caraterizam, pela qualidade literária dos livros publicados e pela sensibilidade estética e qualidade artística que coloca em tudo o que faz. Teceu ainda algumas considerações sobre o percurso biográfico de Arnaldo Silva. Isabel de Carvalho Garcia aproveitou a ocasião para elogiar igualmente José Machado Lopes, autor do prefácio da Antologia, embaixador da nossa cultura (artística e literária) em França, o que já lhe valeu alguns prémios atribuídos pelas autoridades daquele país. A sessão foi ilustrada com a leitura de poemas por José Machado Lopes e Marion Mistichelli (Diretora da Alliance Française em Coimbra) e pelo próprio autor. A terminar, Manuel Rocha e Regina Rocha (voz) interpretaram o poema da Antologia "Se eu fosse Dono do Tempo", musicado pelo M. Rocha. António Vilhena, poeta e escritor, pediu a Manuel Rocha para repetir a atuação, para assim os presentes se deleitarem com a sua interpretação.


Narciso Miranda, que conhece o autor há já vários anos, referiu que "Arnaldo Silva está constantemente a fazer a festa da poesia. Arnaldo Silva é um homem da cidadania, empenhado em tudo o que faz, com vasta intervenção na cultura,conseguindo transformar tristezas em alegrias". Definiu-o ainda como "dinâmico, criativo,  amigo e solidário, sempre insatisfeito na busca da perfeição, com uma noção enorme de valores e princípios. Um homem de esperança, apaixonado pela vida." Em relação à sua poesia Narciso Miranda referiu que "os seus poemas são palpitantes, generosos, vibrantes, apaixonantes mas provocadores".
Arnaldo baptista, natural do Porto, conta já com 14 títulos publicados, e foi entre outras actividades que desenvolveu ao longo da vida, cronista/colaborador do Jornal e Notícias, durante sete anos. Durante este período desenvolveu contactos com romancistas, poetas,
 pintores, músicos, escultores e outros intérpretes do universo artístico.



ARNALDO SILVA completou o Curso complementar dos liceus, tendo frequentado as Faculdades de direito, em Coimbra, e da de Filosofia, no Porto. Ligado, profundamente, a Matosinhos, também pela prática desportiva, esta é, de facto, e no dizer do poeta, a cidade que o adoptou, e que o próprio abraçou como sua. Entre 1968 e 2001, Arnaldo Silva, entre pragmático sonhador e perfeccionista, desempenhou actividades profissionais diversas: na supervisão organizativa do trabalho; nas técnicas informáticas, ao serviço da PT Comunicações; publicidade e Marketing; na direcção comercial de empresas; na promoção internacional das empresas e dos produtos portugueses, enquanto Técnico Superior do ICEP; na prática e leccionamento desportivo.
Foi cronista/colaborador do Jornal e Notícias, durante sete anos, ao longo dos quais desenvolveu contactos com romancistas, poetas, pintores, músicos, escultores e outros intérpretes do universo artístico.
Regista contributos consideráveis na prefaciação de obras autorais  de referência, é presença regular na tertúlia reflexiva e de lazer, projectando na voz privilegiada, o diseur de talento maior e o seu carácter de comunicador e poeta.
Obras do autor:
Os Primeiros Ais1990; Fogos Ázimos, 1992
Ecos Cálidos, 1995; Talvez Amor, 1999;
Para Além do Amar, 1999, As Safiras são Azuis,2001;                                                                    
Na Curva dos Segredos Imperfeitos2005; 
A Vertigem das Palavras Insuspeitas2007;                                          
Atrium, 2008; Túnicas de Nudez, 2010;
No Sabor da Pena… e do Prazer…,2010                                                                                                                
...Na Língua dos Lábios2010; Bailados Vadios, 2011

Sem comentários: