sábado, abril 21, 2012

«O CANTO E A MÚSICA DE COIMBRA - FOTOBIOGRAFIA DE AUGUSTO CAMACHO VIEIRA» [ DIA 25 DE ABRIL NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE MIRANDA DO CORVO]





CONVITE 
A Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo,
Drª. Fátima Ramos, o Autor e as Edições MinervaCoimbra
 têm o prazer de convidar para o lançamento do livro

 O CANTO E A MÚSICA DE COIMBRA
Fotobiografia de AUGUSTO CAMACHO VIEIRA
 
de autoria de Manuel Fernando Marques Inácio.
 
A apresentação será feita pelos Doutores Carlos Carranca
e José Henrique Dias.
 
A sessão realiza-se dia 25 de Abril, pelas 16H00, no Auditório Municipal.
 
Actuação pelo  Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra "Porta Férrea" com a
 
participação especial de Augusto Camacho Vieira, Arménio Santos, Cristina Cruz, José Henrique Dias e Luiz Goes.


****

Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra "Porta Férrea":

Guitarras
João Reis
Manuel Marques Inácio
Teotónio Xavier

Violas
António Toscano
Durval Moreirinhas

Cantores
Carlos Carranca
João Caldas
Mário Veiga
Martins Maio

Participação especial
Arménio Marques Santos
Camacho Vieira
Cristina Cruz
José Henrique Dias
Luiz Goes


O Autor da Fotobiografia de Augusto Camacho Vieira:

Manuel Fernando Marques Inácio
nasceu em Lisboa, em 1947, cidade onde hoje reside.
É casado, pai de dois filhos e avô do Francisco, da Matilde e da Carolina.
É licenciado em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico (IST-UTL), especialista em Saúde Pública para engenheiros municipais (ENSP - Ministério da Saúde), pós-graduado e mestre em engenharia sanitária pela Faculdade de Ciência e Tecnologias (FCT-UNL), doutor em engenharia e ambiente (University of Salford - UK). Engenheiro, professor do ensino superior, auditor, consultor e investigador, estudou em cinco universidades, uma delas em Inglaterra, que foi aquela onde esteve mais tempo.
Em Coimbra tem apenas uma matrícula. A muita boémia e a vida militar, retiraram-lhe o tempo de estudo, mas é Coimbra a sua razão de escrever e de investigar. Aqui viveu profundamente parte dos anos de 67 a 71 do século passado, com especial intensidade os tempos da académica de 1969. Passa ainda hoje parte do seu tempo disponível em Coimbra, pelo menos quinzenalmente, onde investiga, escreve e convive. Começou cedo no canto de Coimbra, mas tardiamente na guitarra de Coimbra, artes onde continua a ser um simples aprendiz. Escreveu a fotobiografia do médico, seu amigo, Dr. Ângelo Vieira Araújo (1919 - 2010), compositor e intérprete do Canto e da Música de Coimbra, que cursou Coimbra na década de 40, tendo-se formado em 1947, e que faleceu neste ano de 2010. É co-autor da “Biografia de um Século”, da grande figura de académico, desportista, médico e jogador da Briosa, que foi o Dr. Joaquim Gonçalves Duarte Isabelinha (1908-2009). Tem escrito artigos vários sobre a Música e o Canto de Coimbra. Pertenceu ao Grupo “Tertúlia Académica de Canto de Coimbra”, onde entre outros, pontuavam os últimos sobreviventes da Tertúlia da Rua Larga, do Drs. Carlos Figueiredo, Amado Gomes e Ferreira Alves. Eram eles o cantor Pedro Magalhães Ramalho, e as guitarras de José Silva Ramos e Teotónio Xavier. É sócio da Académica de Coimbra - O.A.F, regressando pela mão do seu amigo e colega, antigo Presidente Jorge Anginho, que infelizmente já não está entre nós. É sócio da Casa da Académica de Coimbra, em Lisboa. Pertence à Comissão Instaladora e de lançamento do projecto da Liga dos Amigos do Museu Académico de Coimbra.

Sem comentários: