sábado, abril 21, 2012

JOSÉ MARIA DA CRUZ PONTES e a «CORRESPONDÊNCIA DE TRINDADE COELHO PARA ANTÓNIO CORRÊA D' OLIVEIRA»


José Maria da Cruz Pontes

Decorreu na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, a apresentação do livro CORRESPONDÊNCIA DE TRINDADE COELHO PARA ANTÓNIO CORRÊA D' OLIVEIRA, com Organização e Notas de Prof. Doutor José  Maria da Cruz Pontes. A sessão foi aberta pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Prof.ª Doutora Maria José Azevedo Santos que posteriormente apresentou o livro.  Seguiram-se as intervenções da Dr.ª Isabel de Carvalho Garcia (em nome da editora), e do Prof. Doutor José Maria da Cruz Pontes.
















A apresentação do livro foi feita pela Vice-presidente da Câmara  Municipal de Coimbra Prof.ª Doutora Maria José Azevedo Santos, que evocou "o Mestre" e as suas aulas dos tempos de Faculdade. Com uma brilhante exposição sobre a evolução da arte de escrever cartas (epistolografia) tão em desuso actualmente, devido à evolução das novas tecnologias, e depois de fazer um percurso por este volume composto por cerca de 50 cartas de correspondência trocada entre tão ilustres letrados, Maria José Azevedo Santos terminou a sua exposição com a leitura de uma carta de Trindade Coelho para António Corrêa d'Oliveira.
Isabel de Carvalho Garcia fez a apresentação do autor e teceu algumas considerações sobre a convivência privilegiada de José Maria da Cruz Pontes com António Corrêa d'Oliveira e Trindade Coelho, que lhe permitiu poder avaliar a importância da correspondência que o Poeta recebeu de Trindade Coelho, entre 9 de Fevereiro de 1897 e 2 de Fevereiro de 1901 e concluir que para além de esclarecimentos de particularidades factuais, nela se manifestam certas afinidades entre ambos. Isabel Garcia terminou elogiando e agradecendo ainda o esforço e persistência do Professor José Maria da Cruz Pontes na promoção da obra poética de Corrêa d'Oliveira.
José Maria da Cruz Pontes deliciou os presentes ao contar episódios, pormenores e curiosidades da sua convivência iniciada aos 15 anos com António Corrêa d'Oliveira, e posteriormente com Trindade Coelho e José Régio. A evocação dos anos 40/50 do século passado em especial na zona  de Belinho, Póvoa de Varzim e Esposende.
Referiu ainda que a obra literária de  António Corrêa d'Oliveira foi apadrinhada com carinho por Trindade Coelho.

Nos 150 anos do nascimento de Trindade Coelho (e também no âmbito das comemorações dos 50 anos da morte de António Corrêa d'Oliveira), esta obra agora publicada com a chancela das Edições "MinervaCoimbra", reveste-se de uma importância acrescida, já que vem trazer de novo para a ribalta editorial dois autores que, apesar da elevada qualidade das suas produções artísticas,têm estado arredados da esfera dos estudos literários.


Sem comentários: