segunda-feira, janeiro 09, 2012

A IMPORTÂNCIA DE SABER LER E ESCREVER [ ÂMBITO DO DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO]

José António Franco e  Isabel de Carvalho Garcia


José António Franco, professor aposentado, poeta e ficcionista e  Isabel de Carvalho Garcia, na qualidade de Diretora Editorial das Edições MinervaCoimbra e da Coleção Geração21 (jovens escritores dos 10 aos 21 anos), foram os convidados no âmbito do dia da Alfabetização, e numa iniciativa conjunta da Biblioteca Municipal e Escola Secundária de Oliveira do Hospital, para uma sessão para duas turmas do 10ºano (60 alunos), área Humanidades.

 A acção decorreu no âmbito do dia da Alfabetização e da importância que tem o sabermos ler e escrever para podermos descodificar o mundo que nos rodeia.

José António Franco tem-se dedicado à didática da poesia, trabalhando essencialmente com crianças e jovens dos Ensinos Básico e Secundário e realizando conferências e ações de formação.
Isabel de Carvalho Garcia tem participado em várias sessões sobre divulgação da leitura junto dos mais jovens, incentivando a escrita e a criatividade.

Recorde-se que Portugal apresenta, no contexto da UE e da OCDE, um défice acentuado e estrutural de alfabetização, literacia. Portugal revela elevadíssimas taxas de abandono escolar e índices muito baixos de cidadãos que completaram o Ensino Secundário.




Sem comentários: