terça-feira, janeiro 10, 2012

CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL - ACESSOS, USOS, RISCOS, MEDIAÇÕES - resultados do inquérito europeu EUKids Online (org. de CRISTINA PONTE, ANA JORGE, JOSÉ ALBERTO SIMÕES e DANIEL S. CARDOSO) 6 de FEVEREIRO, 18H30 [FNAC COLOMBO]


      José Alberto Simões, Cristina Ponte, Ana Jorge, Daniel S. Cardoso 
                                                                                             (fotografia de Sofia Correia)

O livro
                           CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL
- Acessos, usos, riscos, mediações -
Resultados do inquérito europeu EU Kids Online
com organização de
Cristina Ponte, Ana Jorge, José Alberto Simões e Daniel S. Cardoso
(Equipa portuguesa do Projecto EU Kids Online
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa),
com chancela das Edições MinervaCoimbra vai ser apresentado dia
06 de Fevereiro, 18H30, na FNAC do Colombo.
A seguir passamos link para a notícia do jornal Público do dia 6 de Janeiro de 2011.

http://www.publico.pt/Sociedade/criancas-vem-mais-imagens-de-cariz-sexual-nas-bancas-dos-jornais-do-que-na-internet-1527771
O livro:
Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet?Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EU Kids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010. Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária.A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania. Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros.Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades.
http://fcsh.unl.pt/eukidsonline

O Projecto europeu EU Kids Online (www.eukidsonline.net), financiado pelo Programa Safer Internet Plus, da Comissão Europeia, e dirigido por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, da London School of Economics and Political Science, tem investigado desde 2006 usos, oportunidades, riscos e segurança de crianças na internet numa dimensão comparada.

José Alberto Simões, doutorado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem investigado e publicado nas áreas da sociologia da cultura, juventude e comunicação. Co-editor da publicação Best Practice Research Guide, do Projecto EU Kids Online, para pesquisa sobre crianças e internet.


Cristina Ponte (coord.), doutorada em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Entre os seus livros contam-se Crianças em Notícia (Imprensa de Ciências Sociais, 2005), Crianças e Jovens em Notícia (Livros Horizonte, 2009) e Crianças e Media (no prelo, Imprensa de Ciências Sociais).


Ana Jorge, doutoranda em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Concluiu mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE, depois de ter trabalhado em relações públicas e assessoria de imprensa.


Daniel Cardoso, doutorando em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Concluiu Mestrado na mesma área, especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, na FCSH.

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