sexta-feira, outubro 07, 2011

"UM LEGADO DE PETRARCA" /Sonetos/ NATÁLIA QUEIRÓS [7 de Outubro de 2011, 21H30] CASA DA CULTURA, COIMBRA



CONVITE

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. João Paulo Barbosa de Melo, as Edições MinervaCoimbra e a Autora
têm o prazer de convidar para o lançamento do livro

"UM LEGADO DE PETRARCA"
de Natália Queirós

A apresentação da autora será feita pela Profª. Doutora Maria José Azevedo Santos e o livro será apresentado pela Profª. Doutora Rita Marnoto.

A sessão realiza-se no dia 07 de Outubro, pelas 21H30,
na Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro, em Coimbra.
Evento abrilhantado com um pequeno concerto pelo Quarteto de Cordas "Ars Camerae".
Será servido um porto de honra.


***

O Legado oferece-nos um punhado de vivências e sentimentos formatados em estilo puramente Petrarquiano, cujo culto não seria despiciendo fazer renascer  mormente se lograr demonstrar que a Poesia quando flui, não há forma que a limite...
É como um rio, flui sempre!

***
A Autora


Natália Queirós, nascida em Lisboa e radicada há longa data em Coimbra, licenciada em Direito ingressa a seu tempo na judicatura judicial, função de que ora se encontra jubilada. Independentemente das várias tarefas e funções que vem exercendo teve, desde sempre, a imperiosa necessidade de escrever (não só poesia). Cumprindo a ingência desta vocação tem vindo, após a jubilação, a tentar materializá-la. Desta forma, e sendo as crianças e a juventude o terreno a que entende dever dar-se particular atenção na formação literária e de lingua pátria começou por, num período de cinco anos e em regime de puro voluntariado com a participação de alunos do Colégio dos Órfãos de S. Caetano, criar e manter um pequeno Jornal “o Colégio” cujos modestos donativos revertiam a favor daqueles. Foi uma actividade gratificante e útil durante o tempo que foi possível. Em simultâneo, durante o ano 2005, colaborou com a Antena 2 no programa “Sarabanda”, da responsabilidade de Judite Lima, com a rubrica “Máscaras” – Crónicas sobre assuntos hodiernos de vária índole. Entretanto e sentindo, desde sempre, o teatro como um outro meio priveligiado de cultura a inserir na formação dos jovens criou, com o aval do respectivo município, o Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede. No contexto desta actividade e na ausência de literatura adequada foi escrevendo as respectivas peças, nove das quais integram o seu primeiro livro dado a público em Novembro passado – “Brincando ao Faz de Conta” – peças na generalidade escritas em verso, tipo redondilha maior, para melhor memorização pelos jovens actores e com uma forte componente cultural e formativa. Escreveu ainda alguns Contos, logrando prémios em Certames Literários. Da poesia stricto sensu só ora se atreve, com alguma ousadia, a partilhá-la com o público.

Sem comentários: