sexta-feira, outubro 07, 2011

ALEITAMENTO MATERNO DE BÁRBARA SOUSA e TERESA PACHECO no HOSPITAL DE S. TEOTÓNIO [CENTRO HOSPITALAR DE TONDELA/VISEU]

 
Bárbara Sousa, Manuela Figueiredo, Teresa Pacheco.

Decorreu ontem, no Auditório do Hospital de S. Teotónio - Centro Hospitalar de Tondela/Viseu, a apresentação do livro «ALEITAMENTO MATERNO. Do que se diz ao que se sabe... » de autoria das enfermeiras Bárbara Sousa e Teresa Pacheco.



«Aleitamento materno do que se diz ao que se sabe...» conta com o prefácio do médico pediatra, Mário Branco, e está dividido em quatros partes.
A primeira aborda a amamentação: expectativas; a segunda: amamentação:vivências; a terceira: benefícios do leite materno e a quarta: regresso ao trabalho. 
Em apenas 96 páginas com formato de livro de bolso, para ser lido facilmente em qualquer lado, as autoras pretenderam, de uma forma expedita, esclarecer alguns mitos, verdadeiros ou não sobre o aleitamento materno.  Não desvalorizando o que se diz, mas com fundamentação se conclui que nem sempre se vai de encontro ao que se sabe.


Deixamos aqui um breve registo do prefácio do pediatra Mário Branco:
« A amamentação ao peito é carinhosamente apelidada de 4º trimestre da gravidez. Na verdade o recém-nascido aleitado ao peito permanece, tal como o feto, totalmente dependente da mãe em termos nutricionais e de cuidados. A vida desta é, praticamente em exclusividade, preenchida na alimentação e no cuidar do seu filho. É o objectivar face a face da dependência "in útero". A grande diferença é que na gravidez a alimentação do filho é feita sem a intervenção intencional da mãe ou do feto, enquanto que após o nascimento o aleitamento materno implica uma acção a dois, de oferta e de procura, cuja vivência ultrapassa em muito o simples acto de nutrir.
Quem melhor para nos falar deste acto de amor do que quem profissionalmente contacta e vive diariamente com ele. E o que vive? Vive e partilha o florido de incertezas, dúvidas, angústias, temores, sucessos e desilusões. Vive a arte e os afectos. .... »


Este livro é o número 3 da colecção "AS CORES DO SABER" das Edições MinervaCoimbra tem capa e ilustrações de Luísa Alte da Veiga.


O nº. 1 intitula-se «Os benefícios do chocolate» e o nº. 2 «A sexualidade do homem depois dos 50 anos».
As autoras
Bárbara Sousa e Teresa Pacheco Enfermeiras, a trabalhar há 8 anos na Área de Saúde Materna e Obstétrica e Conselheiras em Aleitamento Materno, partilham os seus conhecimentos, baseados na investigação e prática diária (com mães, bebés e familiares), oferecendo conselhos práticos e úteis a quem vivencia a amamentação.


Esta acção realizou-se no âmbito das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno e foi integrada num  conjunto de iniciativas organizadas pela Mesa do Colégio de  Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia e pela Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras, para assinalar o Dia Mundial do Aleitamento Materno (1 de Agosto) e a Semana Mundial do Aleitamento Materno (3 a 9 de Outubro) com o lema internacional da WABA «AMAMENTAÇÃO:EXPERIÊNCIA A 3D».


A Ordem dos Enfermeiros comemora pelo 7º ano consecutivo o Dia Mundial do Aleitamento Materno, a 1 de Agosto, e a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 3 a 9 de Outubro. Este ano, estas efemérides serão assinaladas conjuntamente com a Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO).
Estas duas instituições irão desenvolver um conjunto de acções para salientar a importância da amamentação para a saúde da criança e o estreitar de laços na família decorrente deste acto de amor. A Mesa do CEESMO / APEO irão realizar a 6 de Outubro de 2011, no Auditório do Hospital de S. Teotónio - Centro Hospitalar de Tondela / Viseu.
Em 2011, a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros e a APEO adoptaram o lema internacional da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) que, em Portugal, se converteu em: «Amamentação: Experiência a 3D».
In Boletim da Ordem dos Enfermeiros

Sem comentários: