Convite
O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra,
a Conservadora da Casa Museu Miguel Torga,
as Edições MinervaCoimbra e a Autora
têm o gosto de convidar para o lançamento do livro
MIGUEL TORGA
O Poeta Pintor
de Maria Fernanda do Amaral Soares.
A apresentação será feita pela Prof. Doutora Cristina Robalo Cordeiro.
A sessão realiza-se no próximo dia 7 de Setembro,
pelas 18H00,
pelas 18H00,
na Casa Museu Miguel Torga,
Praceta Fernando Pessoa, nº 3,
Praceta Fernando Pessoa, nº 3,
em Coimbra.
***
"MIGUEL TORGA - O Poeta Pintor - Relação entre a Poesia de Torga e a pintura de Autores Portugueses" inaugura a Colecção Casa Miguel Torga.
De autoria de Maria Fernanda do Amaral Soares, a capa foi concebida pela artista plástica Ana Rosmaninho.
Edição da Câmara Municipal de Coimbra/Casa Museu Miguel Torga/Edições MinervaCoimbra.
"Se é verdade que a vitalidade de uma obra se mede pelo número de interpretações que suscita, a de Miguel Torga afirma asua presença entre nós através de uma espécie de escrita segunda. Comentários, análises ou criações originais atestam o magnetismo de um imaginário, de um pensamento e de uma experiência humana onde cada um pode encontrar uma fonte de vida e uma virtude de força.
A Colecção Casa Miguel Torga, dando a conhecer alguns desses trabalhos recentes, quer contribuir para acompanhar a irradiação contínua do universo torguiano."
Cristina Robalo Cordeiro
(Conservadora da Casa Museu Miguel Torga)
O livro:
Para Telo de Morais,
esta singela homenagem da autora a Miguel Torga, "que sempre a mimoseou com uma espontânea afabilidade" deve-se também à percepção de Maria Fernanda "do interesse que Torga nutria pela boa pintura mundial de todos os tempos e pelos melhores artistas portugueses em particular.
A autora teve, por isso, a original ideia de seleccionar doze poemas de Miguel Torga e de associar cada um deles a uma pintura adequadamente escolhida em conseguida união."
Os pintores são os paisagistas Silva Porto, Frederico Aires, Emílio de Paula Campos, José Malhoa, Falcão Trigoso, Raimundo Machado da Luz e António Melo.
A autora:
Maria Fernanda do Amaral Soares nasceu no Porto. Licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Enveredou pelo Ensino Secundário. Fez o estágio em 1974/75 no Liceu Rodrigo de Freitas, no Porto, em Português, Grego e Latim. Efectivou no Porto no Liceu Carolina Michaelis. Por questões familiares, fixou-se em Coimbra.
Foi orientadora de estágio de Português na Escola Secundária José Falcão, onde teve oportunidade de leccionar também Latim e Grego. Entretanto, em 1996 apresentou a dissertação DA EXPLICACÃO À RECONSTITUIÇÃO TEXTUAL – a propósito da “tromba marítima” em “Os Lusíadas” – para obtenção de grau de Mestre em Linguística, especialidade em Teoria do texto. O seus últimos 20 anos foram dedicados ao ensino de Português e Literatura Portuguesa na Escola Secundária Avelar Brotero.
Sem comentários:
Enviar um comentário