terça-feira, julho 26, 2011

TIAGO MESQUITA e 100 REFÉNS em COIMBRA [ LIVRARIA MINERVA GALERIA]


A apresentação em Coimbra do livro de Tiago Mesquita, "100 Reféns - sal na ferida e pimenta na língua"Crónicas no Jornal Expresso online,  decorreu na Livraria Minerva Galeria, com a presença de Miguel Martins (Editor Multimédia do Expresso Online), que apresentou a obra, e Zinha Pinto Bull (a amiga comum que proporcionou o encontro entre o Tiago e o Miguel Martins).
Destacaram-se entre os familiares e amigos do autor, alguns dos seus seguidores e fieis leitores. 
Antes de iniciar a  sessão os presentes puderam usufruir da mestria e subtileza com que João Gentil foi tocando magistralmente  o seu acordeão
brindando os presentes com vários estilos: musette, polka, tango e jazz.*






























Tiago Barros de Mesquita nasceu em Coimbra em 1979. Licenciado em Gestão e Administração Pública. Trabalhou alguns anos como gestor no sector da Banca mas cedo percebeu que havia que reescrever um futuro mal alinhavado. Decidiu fazê-lo precisamente através da escrita, que abraçou e que sempre fez parte de si . Colaborou no jornal de sátira Online o Indesmentível.

Argumentista-guionista freelancer com trabalhos realizados para televisão, como a série "A Sagrada Família" a passar actualmente na RTP1 e para a qual escreveu episódios em co-autoria com João Quadros.
Docente da Universidade Autónoma de Lisboa da cadeira de Cultura e Língua Portuguesa Contemporâneas e autor do blogue 100 Reféns do Jornal Expresso Online, onde a actualidade do país e do mundo são retratadas em forma de sátira, com a lupa da ironia e humor em riste.

Escreve ainda artigos mensais em revistas como a "Diz que Disse" e a "The Printed Blog" e prepara-se para colaborar com a Speaky TV de Fernando Alvim, com um novo conteúdo desenvolvido em colaboração com o amigo e colaborador Tiago Cação. Está ainda a lançar em uma Produtora em Coimbra - WE FIX PRODUÇÕES - desenvolvimento de conteúdos, palestras, workshops e que espera que venha a ser um pólo agregador e de desenvolvimento ligado às artes e aos artistas. Um verdadeiro espaço de criação e transmissão de conhecimentos.

Está ainda a terminar um romance que espera ver nas bancas até ao final de Outubro, num registo bem distinto do que marca diariamente o cem reféns mas um estilo no qual se sente igualmente como peixe na água.



l*João Gentil iniciou os estudos musicais na Suiça onde esteve até aos 11 anos. De regresso a Portugal, frequentou o Conservatório de Música David de Sousa na Figueira da Foz, onde foi aluno de Paulo Jorge Ferreira e José António Sousa.
Foi aluno numa das melhores escolas de acordeão do mundo, CNIMA - Centre National et International de Musique et de l'Accordéon, em França, tendo aulas com o professor e pedagogo de prestigio mundial Mr. Jacques Mornet. 
Em 2009, iniciou o estudo do Bandoneon em Buenos Aires - Argentina, instrumento protagonista do Tango Argentino e celebrizado por aquele que foi considerado um dos maiores músicos do sec. XX – Astor Piazzolla. Na capital argentina frequentou um seminário intensivo de bandoneon com o professor Julian Hasse (Academia Nacional del Tango – Buenos Aires).
É professor convidado na Academia de Música de Ançã, onde lecciona a disciplina de acordeão.
É colaborador da Accordions WorldWide - www.accordions.com – desde 2006, em representação de França.
Colaborou, como especialista em acordeão, com a Roland Corporation, representando a Roland Iberia no segmento V-Accordion, tendo sido convidado a participar no 1st V-Accordion camp em Castelfidardo-Italia e no 2nd V-Accordion Camp em Ascoli Piceno - Italia. 
Tem actuado por todo o País e participou também em festivais e espectáculos internacionais em Itália, Irlanda, Noruega, França, Suiça, Espanha, EUA, Canadá, Colombia, Argentina, Brasil, entre outros. 
Tem participado em vários projectos como musico convidado, dos quais destacamos como exemplo as participações com músicos de Coimbra: com André Sardet - "Mundo em Cartão" - com o qual gravou DVD ao vivo no Theatro Circo em Braga; com Inês Santos, projecto CORDIS de Guitarra Portuguesa e Piano, entre outros. No plano internacional foi convidado de músicos como Sergio Pinget ( Tour em Buenos Aires - Argentina), Alejandro Brittes - Tour no Brasil (músico argentino a viver no Brasil), entre outos.
Conta com inúmeras participações em rádio e televisão em Portugal e pelos países onde tem tocado.

Sem comentários: