sexta-feira, março 04, 2011

TRAGÉDIA DE ENTRE-OS-RIOS [UMA VISÃO DIFERENTE] O RECONFORTO DA TELEVISÃO de Daniela Santiago

Uma década depois da tragédia de Entre-os-Rios, o livro de Daniela Santiago, jornalista da RTP, intutalado " O RECONFORTO DA TELEVISÃO. UMA VISÃO DIFERENTE SOBRE A TRAGÉDIA DE ENTRE-OS-RIOS" publicado em 2006, pelas edições MinervaCoimbra, dá-nos a visão e dimensão do sofrimento humano vivido por familiares das vítimas. A autora pretendeu provar que «apesar de todas as críticas acerca do trabalho dos jornalistas» a comunicação social «desempenhou um papel extremamente importante para a população local».

Segundo José Manuel Paquete de Oliveira
"Daniela Santiago a partir do envolvimento em que se viu metida neste acontecimento como repórter de televisão, mas no duplo papel de autora de uma tese de um curso de mestrado que frequentava, encetou uma via difícil, quiçá perturbante e polémica. Foi à busca de uma interrogação que pôs a si própria: Poderá a televisão, ou a reportagem televisiva, em situações de tragédia humana, desempenhar uma função de reconforto junto das vítimas e familiares envolvidos no acontecimento?
 A autora pretende provar que «apesar de todas as críticas acerca do trabalho dos jornalistas» a comunicação social «desempenhou um papel extremamente importante para a população local». E quer confirmar de alguma maneira, esta hipótese, pelo perscrutar dos muitos depoimentos que ouviu e pela observação directa que fez em pleno desenvolvimento da desgraça que atingiu aquela população. Daniela Santiago quer «comprovar que a televisão pode ajudar a superar momentos de dor, sofrimento e mesmo isolamento exercendo função de reconforto».
Caberá ao leitor avaliar o conhecimento que este texto lhe traz, uma vez que este livro, agora editado e divulgado pela MinervaCoimbra, - como diz a própria autora - tem uma finalidade em especial: fazer sentir ao grande público a tragédia de 4 de Março de 2001, acontecida em Entre-os Rios, e tentar contribuir para que as pontes que se constróem, onde quer que seja, jamais se abatam pela incúria dos homens."

DANIELA SANTIAGO, nasceu em Lisboa a 21 de Fevereiro de 1974, mas cresceu na Covilhã onde frequentou o ensino secundário, o Conservatório de Música, em piano, e iniciou a aventura da comunicação na Rádio e Imprensa locais. Acabou por “ceder” ao “bichinho de jornalismo” e, aos 18 anos, voltou à terra natal para ingressar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, onde se licenciou em Comunicação Social com especialização em Jornalismo. É Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, onde centrou as suas investigações nos efeitos da projecção mediática em situações de tragédia, com incidência no desastre de Entre-os-Rios.
É essa mesma dissertação de Mestrado que dá corpo a esta obra. Frequenta o Programa de Doutoramento em Sociologia no ISCTE, sempre com o jornalismo como objecto de estudo. Daniela Santiago é desde Janeiro de 1997 jornalista da RTP. Actualmente desempenha funções na editoria de Política Nacional.
 A jornalista escreveu também “Inferno no Paraíso – 15 dias no Sri Lanka depois do tsunami”(2005). Uma obra publicada pela MinervaCoimbra, quatro meses depois do tsunami que devastou o sudeste asiático, que relata o trabalho, a serviço da RTP, e o testemunho de Daniela Santiago na cobertura de um dos acontecimentos mais trágicos no início do século XXI e que, decerto, ficará na história.
Em 2009 publica um livro infantil intitulado O CARAMELO DA LEONOR também com a chancela das Edições MinervaCoimbra (edição inédita impressa em tinta e em braille).

Para além de duas obras em co-autoria com outros investigadores e jornalistas, e dos dois títulos referidos, publicou em 2006 "O Reconforto da Televisão - uma visão diferente sobre a tragédia de Entre-os-Rios" ( volume  n.º 43 da Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita).

Sem comentários: