sexta-feira, março 04, 2011

PORTUGAL-ALEMANHA: MEMÓRIAS E IMAGINÁRIOS [GOETHE- INSTITUT PORTUGAL-LISBOA] 4 de Março de 2011,18h30.



CONVITE
O Goethe Institut, o Centro de Investigação em Estudos Germanísticos (CIEG),
a Fundação Marion Ehrhardt e as Edições MinervaCoimbra convidam
para o lançamento do livro

Portugal-Alemanha: Memórias e Imaginários
(Segundo Volume Séculos XIX e XX),
coordenação e prefácio de Maria Manuela Gouveia Delille.

A apresentação será feita por Peter Hanenberg (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura,
CECC, Universidade Católica Portuguesa).
Seguir-se-á um debate sobre "As relações luso-alemãs: Perspectivas para o século XXI"
com Maria Manuela Gouveia Delille, Alexandra Pinho (Instituto Camões),
Vera Sampayo de Lemos (Teatro Aberto e FLUL) e Peter Hanenberg.

04.03.2011, 18h30 - Goethe-Institut Portugal em Lisboa, Biblioteca - Campo dos Mártires da Pátria, 37 - 1169-016 Lisboa. Entrada livre.

Textos de:
Maria Antónia Gaspar Teixeira, Rogério Paulo Madeira, Alfred Optiz, Maria Manuela Gouveia Delille, Marion Ehrhardt, Rolf Nagel, Teresa Martins de Oliveira, Maria Teresa Cortez, Winfried Kreutzer, Maria António Hörster, Orlando Grossegesse, Mário Matos, Maria Teresa Delgado Mingocho, Helmut Siepmann, Ana Maria Pinhão Ramalheira, Clara Guimarães Ervedosa.
Edição apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Fundação Marion Ehrhardt


" Existe uma grande distância geográfica entre Portugal e a Alemanha. Existe também uma distância cultural entre estes dois países: de um lado o Sul “católico”, do outro lado uma Europa “reformada” ou “protestante” - o que levou Eduardo Lourenço a falar de “Nós e a Europa”, como se fossem realidades distintas e diferentes. Mas esta distância geográfica e a suposta distância cultural não se traduzem numa falta de contactos, intercâmbios e relações mutuamente frutíferas. Pelo contrário, Maria Manuela Gouveia Delille e os autores de um primeiro volume dedicado às relações luso-alemãs (publicado em 2007) conseguiram demonstrar uma rica tradição de exemplos em que as duas culturas se cruzaram: desde os Germanos e da Idade Média até ao século XVIII houve inúmeros momentos em que a literatura e a arte, mas também a política e os negócios estabeleceram "zonas de contacto", em que as duas culturas se confrontaram, encontraram ou misturaram.

O segundo volume recentemente publicado permite agora perceber momentos-chave dos séculos XIX e XX em que as relações luso-alemãs contribuíram para o enriquecimento cultural de ambos os países, seja na recepção de figuras ou temas da literatura nacional na literatura alheia, seja nas relações dinásticas, seja na proximidade (ou não) de regimes autoritários, seja como referência do "Outro", ou do sonho inalcançável. A riqueza das relações luso-alemãs encontra neste livro um testemunho vivo e variado, bem como um importante legado para um tempo em que os dois países parecem novamente "distantes" numa Europa que se redefine para o século XXI.


O livro "Portugal-Alemanha. Memórias e Imaginários" estimula uma reflexão sobre as relações culturais do momento presente. A apresentação do livro será feita por Peter Hanenberg (Germanista e tradutor, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica). Depois do lançamento haverá um debate, em que se pode contar com o saber erudito e a ampla experiência da Professora Maria Manuela Delille, os testemunhos de Vera Sampayo de Lemos, protagonista incansável das relações luso-alemãs (e em especial do teatro e da literatura dos dois países) e os de Alexandra Pinho (Diretora de Serviços de Promoção e Divulgação Cultural Externa) do Instituto Camões, com uma longa experiência como germanista e representante da política cultural portuguesa. "
                                                                      Goethe-Institut Portugal em Lisboa

Sem comentários: