quinta-feira, setembro 30, 2010

CARLOS SIMÕES e VALDEMAR PEIXOTO [9 de Outubro, Coimbra]




Convite

A Galeria Minerva tem o prazer de convidar para a inauguração de pintura de

CARLOS SIMÕES  e VALDEMAR PEIXOTO

Dia 9 de Outubro, pelas 17H30, na Galeria Minerva, Rua de Macau 52
(Bº Norton de Matos) em Coimbra.

A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 2 de Outubro.

***

CARLOS SIMÕES
Nasceu em Coimbra e reside em Lisboa desde 1980.
É autodidacta. Começou aos 14 anos a desenhar e pintar para familiares e amigos. Na sua vivência como estudante em Coimbra, conviveu com os amigos Mário Silva, Valdemar Peixoto e os irmãos Victor Matias e Humberto Matias, hoje artistas de prestígio. Frequentou Belas Artes e a Faculdade de Economia de Coimbra e em 1980, por motivos profissionais, instalou a sua vida em Lisboa, onde frequentou cursos de marketing e vendas.
Em 2007, recomeça a actividade como pintor. Em Maio de 2008  expõe numa colectiva, tendo ganho o 1º. Prémio de pintura “João das Regras” em Lisboa.
Em Agosto e Novembro, do mesmo ano, participa em duas colectivas em Coimbra –na Casa da Cultura da CMC e na Associação Cristã da Mocidade.
Em 2009 inicia em Lisboa uma série de 3 exposições individuais – em Abril na CML – Edifício Central, em Junho no Espaço Domínio Público – Concept Space e em Agosto no Espaço cultural da Companhia de Seguros Groupama.
Em Maio de 2009 participa novamente no “Concurso de Artes” – prémio “João das Regras”em colectiva, onde lhe é atribuída uma Menção Honrosa de pintura.
Ainda em 2009 em Novembro realiza no Centro Comercial Dolce Vita em Coimbra – Sala Vitarte –  uma exposição individual.

VALDEMAR PEIXOTO é natural de Coimbra. Estudou desenho e pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e contactou com artistas como Valdemar Costa e Lúcia Maia.

Participou em inúmeras exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro.

Sobre a sua obra escreve o historiador, escritor e poeta Paulino Mota Tavares:

"O grande poeta latino a quem chamamos Horácio (65.8 A.C.) afirma em seus versos, cheios de vida e beleza, que o mercador do mar agitado, “refaz as embarcações quebradas e é incapaz de sofrer a mediania”.
Assim também o pintor, que luta contra a materialidade das coisas, ele próprio refaz constantemente o mundo, tornando-se incapaz de lhe sofrer os contornos e exactidões. Mais, ele, o artista, sempre interroga as formas e as cores, tudo reconstrói e tudo redime, recusando assim a vulgaridade e a mediania.
O artista aqui, é, naturalmente, Valdemar Peixoto.
Tendo estudado desenho e pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e contactado com artistas como Valdemar da Costa, desde cedo se deixa atrair pela aguarela, pelo jogo dos volumes, pelo exercício do esfumado, do traço rigoroso, do corpo humano, da sublimidade da cor.

Aprecia Chagall, Picasso, Cézanne, Matisse ou Vieira da Silva e não dispensa a música, compositores como Mozart, Bach, Beethoven, nem deixa de ouvir os magníficos sons da guitarra de Carlos Paredes. Gosta de pintar arquitecturas, barcos, cavalos e cavaleiros, a nudez feminina, turbulências ou figuras tão paradigmáticas como D.Quixote ou Inês de Castro. Interpreta a natureza como um espaço onde o claro-escuro se manifesta e, indefinidamente, se contraria.

Com manchas, linhas geométricas, velaturas, fogo e cinzas, o artista vai construindo ideias e propostas estéticas que nos revelam a tangencia das coisas, ou seja, o imediato sempre a acontecer, a mudar e a interrogar o Homem e a sua mesma circunstância.

Resta-nos olhar e ver os trabalhos de Valdemar Peixoto: obras como “Monumento Azul”, inspirado no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha; “D.Quixote e o seu pequeno Mundo”, “Concerto no Bar”, “O maestro”, “O caos das colunas” ou “O ensaio das coristas”.

A partir desta observação atenta poderemos avaliar liminarmente o talento do artista que interpreta tudo o que o rodeia e que tudo transforma e ilumina.

Mais uma vez, a lembrança: o artista é neste caso e nesta hora, Valdemar Peixoto, a quem agradecemos e vivamente felicitamos."


BÁRBARA SOUSA, TERESA PACHECO e o "ALEITAMENTO MATERNO" [4 de Outubro pelas 21H em Coimbra]

Assinalando a  Semana Mundial do Aleitamento Materno, Bárbara Sousa e Teresa Pacheco
apresentam, em Coimbra o livro
O ALEITAMENTO MATERNO - do que se diz ao que se sabe...


Teresa Pacheco e Bárbara Sousa


Convite

As Edições MinervaCoimbra e as Autoras, assinalando a "Semana Mundial do Aleitamento Materno", têm o prazer de convidar V. Exa e Família para o lançamento do livro

ALEITAMENTO MATERNO
do que se diz ao que se sabe...

de Bárbara Sousa e Teresa Pacheco
(ilustrações de Luisa Alte da Veiga)
A apresentação será feita pelo Dr. Mário Branco (pediatra).

Actuação do coro infantil CHERUBINNI dirigido pela maestrina Isilda Margarida.
 A sessão realiza-se no próximo dia 4 de Outubro, pelas 21H00, na LivrariaMinerva, Rua de Macau, 52 (Bº Norton de Matos) em Coimbra.




nº 3 da Colecção "AS CORES DO SABER"
O livro
Em momentos de aflição, todos nós somos peritos a dar conselhos, mesmo quando não nos pedem. Mas serão os melhores? Se é bem verdade que “a conselho amigo, não feches o postigo”, também o é “muito ajuda quem não atrapalha”. No que toca ao aleitamento materno todas as pessoas conhecem alguém que já o vivenciou enfatizando aspectos, tidos como certos, e que no fundo não têm razão de ser. São também do conhecimento público ideias estereotipadas relacionadas com este tema. Ao longo da leitura deste livro esclarecemos alguns mitos, verdadeiros ou não sobre o aleitamento materno. Não desvalorizamos o que o povo diz, mas com fundamentação concluímos que nem sempre o que se diz vai de encontro ao que se sabe.

Todos os pais querem o melhor para os filhos e sabem que o leite materno é o melhor, mas pensam sempre na alternativa, caso dê “para o torto”. Mas nem sempre é preciso recorrer a ela! Basta sentar, pensar, procurar literatura adequada e procurar o conselho de quem lida diariamente com estas questões. Uma família informada certamente encontrará no aleitamento materno o melhor início de vida para o seu bebé.

Desenho da capa e ilustrações: Maria Luisa Pupo Alte da Veiga

As autoras
Bárbara Sousa e Teresa Pacheco
Enfermeiras, a trabalhar há 8 anos na Área de Saúde Materna e Obstétrica e Conselheiras em Aleitamento Materno, partilham os seus conhecimentos, baseados na investigação e prática diária (com mães, bebés e familiares), oferecendo conselhos práticos e úteis a quem vivencia a amamentação.

Exposição de pintura de CARLOS SIMÕES e VALDEMAR PEIXOTO [9 de Outubro em Coimbra]

domingo, setembro 26, 2010

MEMÓRIA DAS OPOSIÇÕES (1927-1969) [28 de Setembro, em Coimbra]TERÇA-FEIRA DE MINERVA dedicada às Comemorações do Centenário da República





Convite

A Coordenadora Científica do CEIS20, Prof. Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro,
o Director da Colecção Minerva-História, Prof. Doutor Luis Reis Torgal,
as Edições MinervaCoimbra e os Autores
têm o prazer de convidar V. Exa. para o lançamento do livro
MEMÓRIA DAS OPOSIÇÕES (1927-1969)
Coordenação de HELOISA PAULO.

A apresentação será feita pelo Dr. António Arnaut.
A sessão realiza-se no próximo dia 28 de Setembro, pelas 18H30,
na Livraria Minerva, Rua de Macau, 52, em Coimbra.

Textos de
Armando Malheiro da Silva, Augusto Monteiro Valente, Camilo Mortágua, Eugénio de Oliveira, Heloisa Paulo, João Madeira, Luis Bigotte Chorão, Luís Farinha,Manuel Pedroso Marques,
Susana Martins

***Com chancela das Edições MinervaCoimbra e o apoio do CEIS20, este livro constitui o nº 19 da Colecção Minerva-História dirigida por Luis Reis Torgal e os seus autores são investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20).

Esta sessão dedicada às Comemorações do Centenário da República, realiza-se no âmbito das Terças-feiras de Minerva, na Livraria Minerva, Rua de Macau, 52, em Coimbra.



EDGARD PANÃO e os "CONVENCIDOS DA VIDA"



Mário Nunes, Edgard Panão e Isabel de Carvalho Garcia

A mais recente apresentação do livro "Os Convencidos da Vida" de Edgard Panão, decorreu em Penela, no recinto da feira do livro, no âmbito das Festas de S. Miguel.  O Presidente da Câmara Engº Paulo Júlio abriu a sessão, seguindo-se Isabel C. Garcia, Mário Nunes e por último o Autor.

José Alberto Garcia e Paulo Júlio (Presidente da Câmara de Penela)



OS CONVENCIDOS DA VIDA de EDGARD PANÃO [27 de Setembro em Penela]



"Os Convencidos da vida", o mais recente livro de Edgard Panão com chancela das Edições MinervaCoimbra, vai ser apresentado por Mário Nunes na feira do livro, em Penela, no âmbito da festas dos Concelho.
Edgard Panão nasceu em Penela. Viveu em Miranda do Corvo. Foi professor liceal de Filosofia e História no Liceu José Estevão em Aveiro e no Liceu Nacional de Leiria, director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (actual Kuito), Angola, responsável pelos Serviços de Educação em Dili, Timor, e director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro.
Foi ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam “O Moleiro Inteligente” (2000), “A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo” (2002), “Covseiro de Myranda” (2006), “Cartas a Ana de Leonardo” (2007), "Os Trautos de Miranda" (2008), "Comentário - O outro lado da coisa" (2009), "Os convencidos da Vida" (2010), estes cinco últimos livros com a chancela das Ediçõs MinervaCoimbra.

CÍRCULO DE LUZ de AMÉRICO TEIXEIRA MOREIRA [Hotel Folgosa Douro - Armamar]


CÍRCULO DE LUZ, o mais recente livro de poesia de Américo Teixeira Moreira,com chancela das Edições MinervaCoimbra e nº 54 da Colecção Poesia Minerva (dirigida por José Ribeiro Ferreira), foi apresentado no Hotel Folgosa Douro, pelo advogado João Rebelo. Este ilustre causídico, na leitura de poemas do autor, foi acompanhado à viola pelo professor Gervásio Pina. Esta sessão teve o apoio da Câmara Municipal de Armamar.


Isabel de Carvalho Garcia, Américo Teixeira Moreira, João Rebelo e Gervásio Pina



Hernâni Almeida (Presidente da Câmara de Armamar), Augusto Azevedo e Nuno Ferreira (Hotel Folgosa Douro)

Vista do Douro (da esplanada do Hotel)

quinta-feira, setembro 23, 2010

AMÉRICO TEIXEIRA MOREIRA e CÍRCULO DE LUZ [25 de Setembro, Armamar]





CONVITE

O Presidente da Câmara de Armamar, Hernâni Almeida,
o Autor e as Edições MinervaCoimbra
têm o prazer de convidar V. Exa para o lançamento do livro

CÍRCULO DE LUZ
de Américo Teixeira Moreira.

A apresentação será feita pelo Dr. João Rebelo.

A sessão realiza-se dia 25 de Setembro, pelas 21horas,
no Hotel Folgosa Douro (frente ao restaurante DOC), Armamar.

***

O mais recente livro de poesia de Américo Teixeira Moreira, com chancela das Edições MinervaCoimbra, vai ser apresentado dia 25 de Setembo em Armamar e a 16 de Outubro em Murça.



Américo Teixeira Moreira


Nasceu em São Cosmado, vila dividida entre vales do Douro e o planalto beirão.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. É doutorando em psicopedagogia na Universidade Pontifícia de Salamanca onde se mestrou, desperta para a escrita ainda muito jovem, nomeadamente através da sua participação em diversos jornais regionais.
Professor de Português, sempre manifestou profundas preocupações com o estado da Educação em Portugal, contribuindo com artigos sobre o insucesso escolar no interior do País e sobre a Escola como espaço gerador de sucesso cultural e social, publicados nos jornais Região de Basto e A Página .
Cofundador da “Rádio Onda Livre”, aí manteve um programa semanal de duas horas. Posteriormente, foi colaborador da “Rádios do Porto Reunidos” e da “Rádio Aves” , apresentando programas dedicados especificamente à Cultura de Expressão Portuguesa, nas suas diversas componentes.

Em 1997, foi-lhe atribuído, no Brasil, o terceiro lugar, na categoria de poesia, no Concurso Internacional “Mulher em Prosa & em Verso”, com o texto Carta para uma Mulher sem Idade, Hora, Local, Raça ou Cor.
Nesse mesmo ano, foi eleito membro honorário da Academia Luso-Brasileira de Letras.
(…)

Em 2001, foi-lhe atribuído o titulo de Membro Honorário da Academia Metropolitana de Poesia de Raul de Leoni e, em 2002, foi-lhe conferido o diploma Honorário da Academia Brasileira de Literatura.

É membro da APE, da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto e da Associação Cultural SOL XXI.

Tem várias obras publicadas, artigos e trabalhos. Foi colaborador do Suplemento de Arte e Cultura do jornal O Comércio do Porto, de algumas revistas literárias, tais como Nova Renascença, Escritor e Atlântida e de alguns jornais regionais, onde publicou contos dispersos e artigos de temas variados.

Em 1986, publicou o livro de poemas Organização do Caos e, em 1987, foi distinguido com o prémio “Antero de Quental”, da Secretaria Regional de Educação e Cultura dos Açores , com o livro Visões de Bruma.

Em 1992, numa edição da Câmara Municipal de Santo Tirso, deu à estampa mais um livro de poesia, intitulado Labirintos da Metamorfose.

Em 1995, editou, sob a chancela da Editora MinervaCoimbra, Deambulações & Viagens, tendo sido galardoado com o Prémio Fernando Namora. Em 1996, 1997 e 2002, publica respectivamente: Ambíguo Modo, Secretos Círculos e Vértice da Sombra e ainda Por detrás dos teus Olhos (2003)
e Enigmático Fogo (2004).

No ano de 2005 editou o “O Corpo Restituído” e “ Concerto a Quatro Mãos”.
Em 2006 e 2007, a Editora Ausência reedita a 2ª e a 3ª edição do “O Corpo Restituído”.

quarta-feira, setembro 22, 2010

PORTUGAL-ALEMANHA: MEMÓRIAS e IMAGINÁRIOS - séculos XIX e XX -[apresentação na Faculdade de Letras da Univ. de Coimbra]


                         Isabel de Carvalho Garcia, Maria Manuela Gouveia Delille, Carlos André,
Maria Teresa Mingocho e José Carlos Seabra Pereira.

Na sala dos Conselhos da Faculdade de Letras foi apresentado por José Carlos Seabra Pereira
o segundo volume de
 Portugal-Alemanha: Memórias e Imaginários-séculos XIX e XX
 nº 17 da Colecção Minerva/CIEG
(uma edição de MinervaCoimbra e do Centro Investigação em EstudosGermanísticos)

Coordenação e prefácio de Maria Manuela Gouveia Delille

Textos de:
Maria Antónia Gaspar Teixeira, Rogério Paulo Madeira, Alfred Optiz, Maria Manuela Gouveia Delille, Marion Ehrhardt, Rolf Nagel, Teresa Martins de Oliveira, Maria Teresa Cortez, Winfried Kreutzer, Maria António Hörster, Orlando Grossegesse, Mário Matos, Maria Teresa Delgado Mingocho, Helmut Siepmann, Ana Maria Pinhão Ramalheira, Clara Guimarães Ervedosa.
Capa e direcção gráfica: Vasco Rosa

Esta antologia dá continuidade à primeira parte já publicada Portugal – Alemanha: Memórias e Imaginários, dedicada ao período que se estende da Idade Média aos finais do século XVIII. Este segundo volume, abrange os séculos XIX e XX, e reúne dezasseis textos de um ciclo de conferências proferidas entre 2003 e 2008 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no âmbito do projecto de investigação «Relações Literárias e Culturais Luso-Alemãs. Estudos de Recepção e de Hermenêutica Intercultural», coordenados no Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos (CIEG), hoje Centro de Investigação em Estudos Germanísticos por Maria Manuela Delille.
 Tal como no volume anterior, pretende-se com a actual publicação contribuir para a escrita, ainda em construção, da história das relações literárias e culturais luso-alemãs dentro do contexto europeu.



Maria Manuela Delille (coordenadora, autora deste livro e directora da Colecção Minerva/Cieg) refere ainda:

"Note-se, no entanto, que relativamente aos dois últimos séculos são já mais numerosos, no espaço universitário português, os estudos vindos a lume sobre essa matéria do que aqueles que se publicaram a respeito dos séculos anteriores. Principalmente desde os anos 80 do século xx, há que referir os contributos trazidos, sob diferentes perspectivas e metodologias, pelos grupos germanísticos das universidades portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e Universidade Católica Portuguesa), quer através de dissertações de Doutoramento e de Mestrado, quer através de estudos de menor dimensão ou de artigos inseridos em colectâneas e revistas – e não posso deixar de destacar a este propósito a Runa. Revista Portuguesa de Estudos Germanísticos –, bem como os trabalhos editados nos volumes de actas dos Encontros Luso-Alemães /Deutsch-Portugiesische Arbeitsgespräche, que desde a sua fundação na Herzog-August-Bibliothek de Wolfenbüttel, em Outubro de 1989, têm congregado, com regularidade trianual, ora em universidades alemãs, ora em universidades portuguesas, um grupo cada vez mais numeroso de germanistas, lusitanistas e historiadores, tanto de Portugal como dos países de língua alemã.
Permitam-me ainda aqui recordar as dissertações de Doutoramento e de Mestrado pertencentes ao mesmo projecto em que esta antologia se inscreve e ao projecto complementar «Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea em Traduções Alemãs: Teoria, História e Crítica» (coordenado por Karl Heinz Delille), publicadas na sua maioria na Colecção Minerva/CIEG e nos cadernos do cieg."




terça-feira, setembro 21, 2010

PORTUGAL-ALEMANHA: MEMÓRIAS e IMAGINÁRIOS-Séculos XIX e XX [23 de Setembro em Coimbra]



Convite

O Director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,
a Coordenadora Científica do Centro de Investigação em de Estudos Germanísticos (CIEG),
a Directora da Colecção Minerva/CIEG e as Edições MinervaCoimbra
têm o gosto de convidar V. Exa. para o lançamento do livro

PORTUGAL-ALEMANHA: MEMÓRIAS e IMAGINÁRIOS
Segundo Volume
Séculos XIX e XX

Coordenação e Prefácio de Maria Manuela Gouveia Delille.

A apresentação será feita pelo Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira.

A sessão realiza-se no dia 23 de Setembro, pelas 18h30,
na Sala dos Conselhos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Este livro é o nº 17 da Colecção Minerva/CIEG dirigida por Maria Manuela Gouveia Delille.

Uma edição da MinervaCoimbra e do Centro de Investigação em Estudos Germanísticos.

Textos de:
Maria Antónia Gaspar Teixeira, Rogério Paulo Madeira, Alfred Optiz, Maria Manuela Gouveia Delille, Marion Ehrhardt, Rolf Nagel, Teresa Martins de Oliveira, Maria Teresa Cortez, Winfried Kreutzer, Maria António Hörster, Orlando Grossegesse, Mário Matos, Maria Teresa Delgado Mingocho, Helmut Siepmann, Ana Maria Pinhão Ramalheira, Clara Guimarães Ervedosa.


Edição apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Fundação Marion Ehrhardt