CONVITE
As Edições MinervaCoimbra e o Autor têm o prazer de convidar V. Exa
para o Lançamento do livro
E SE UM CÃO VADIO
de repente
PUDESSE ESCREVER?
viagens de um andarilho
de Manuel Lapa.
A apresentação será feita pelo Prof. Doutor Abílio Hernandez Cardoso.
A sessão realiza-se no próximo dia 26 de Outubro, pelas 18H30,
na Livraria Minerva, Rua de Macau, 52, em Coimbra.
O Livro
"Manuel Lapa é o autor destas Viagens de um Andarilho, como lhe chama em subtítulo. Trata-se de um conjunto de crónicas sobre factos ocorridos na sua vida e não só, primeiro como estudante viajando à boleia, mais tarde pagando do seu bolso, em viagens organizadas como um bom turista burguês. É claro que
me sinto mais próximo do estudante como viageiro, porque eu próprio fiz algumas pequenas viagens com ele. Estar à boleia naquele tempo (fi m dos anos cinquenta, princípio dos anos sessenta) exigia algumas qualidades que (tenho de reconhecê-lo) eu não tinha. E a primeira de todas era uma grande paciência. Ora eu, nervoso, ao fim de meia hora começava a pensar que ninguém nos daria boleia, ao que o Manel respondia sempre com a sua calma: há sempre um que dá. E havia. Outro pormenor importante era a educação: muitos passavam e não davam boleia. O Manel Lapa agradecia sempre com aceno amistoso, rematando no seu melhor francês: Bon voyage, sete furos et une dérrapage! E assim, era capaz de estar um dia inteiro sem se incomodar.
Era a década de sessenta em que pontificavam os cantores de língua francesa mais do que os ingleses
(Piaf, Gréco, Brassens, Yves Montand, Léo Ferré, Ferrat, Brel, e outros). Isso acontecia quando o sonho comanda[va] a vida para citar um conhecido verso de António Gedeão, de quem fomos no velho Liceu D. João III, alunos. Então, a viagem e o sonho andavam de mãos dadas, pois para nós o estrangeiro (para lá da Península Ibérica, já se vê) era a liberdade, o desconhecido e, portanto, o apetecido.
MANUEL LUCAS RODRIGUES LAPA reside em Coimbra, onde nasceu em 1936, na freguesia de Santa Clara. Licenciou-se em Ciências Geológicas pela Universidade de Coimbra e especializou-se, obtendo uma pós-graduação em Geologia Aplicada, na Escola Nacional Superior de Geologia de Nancy (França).
Trabalhou em Centros de Investigação, tendo concluído a sua actividade científica, nesse domínio, no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Além de diversas publicações de carácter científico, inerentes à sua área de trabalho, tem publicado poesia e crónicas dispersas por vários jornais e revistas. Colaborou em "NERUDA, CEM ANOS DEPOIS", antologia com coordenação de Cristino Cortes ("Universitária Editora", Lisboa, 2004).
Sem comentários:
Enviar um comentário