sábado, junho 26, 2010

OS CANDIDATOS PRESIDENCIAIS de SUSANA SALGADO [acaba de sair]




Acaba de ser publicado o livro
 "OS CANDIDATOS PRESIDENCIAIS -construção de imagens e discursos nos media (2006)"
de Susana Salgado

(número 14 da Colecção Minerva Ciências da Comunicação dirigida por Mário Mesquita.)

Este livro explora a relação entre os media e a política num contexto eleitoral em Portugal e resulta de um olhar interdisciplinar destes temas.

Até que ponto a exposição mediática mede a importância de um candidato? Como podem os candidatos influenciar a forma como os eleitores os vêem? Estas percepções podem influenciar os resultados eleitorais? A cobertura jornalística reflecte ou antecipa os resultados eleitorais? Quem determina a agenda, os candidatos ou os jornalistas? Qual foi o candidato mais beneficiado pela cobertura noticiosa? A que temas foram mais frequentemente associados os diferentes candidatos? Estas foram apenas algumas das questões sobre as quais a autora se debruçou e tentou encontrar resposta através de uma análise de conteúdo, que estudou em detalhe a presença dos candidatos presidenciais de 2006 nos órgãos de informação, e de entrevistas aos candidatos presidenciais, aos responsáveis de Comunicação nas campanhas, a comentadores políticos e a jornalistas.

Esta análise mostrou que os media, mais do que meros intermediários, contribuem na prática para a construção das mensagens e das imagens dos políticos, não só através da presença constante de interpretação jornalística e da tendência para a consonância mediática, mas também pelo tipo de utilização que os políticos fazem dos media, recorrendo muitas vezes a estes como um laboratório onde testam decisões antes de as tomar e anunciar. Suporta-se, assim, a existência de efeitos indirectos dos media sobre a política e sobre os eleitores.

Numa altura em que se determina o alinhamento dos candidatos para as próximas eleições presidenciais em 2011, esta análise da construção política e mediática das candidaturas e da presença dos candidatos de 2006 nos órgãos de informação é uma leitura essencial para compreender as estratégias de comunicação e de relacionamento dos candidatos com os media, bem como a importância destes meios na vitória eleitoral, no contexto eleitoral português.
Este livro teve o apoio do GMCS

Susana Salgado licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e prosseguiu os seus estudos primeiro no INDEG/ISCTE e depois no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa onde concluiu o Mestrado em 2003 e quatro anos depois o Doutoramento.
Actualmente é docente na Universidade Nova de Lisboa e investigadora de pós-doutoramento com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Antes de se dedicar à investigação e à carreira académica trabalhou como jornalista e como consultora de Comunicação em vários projectos.
O seu percurso de investigação tem estado intimamente ligado às áreas da Comunicação Política e dos Estudos Comparativos de Media, Política e Eleições, e os seus interesses de investigação incluem ainda o estudo da influência dos media no desenvolvimento democrático e social, a comunicação estratégica e os novos media, como a Internet.
É igualmente autora do livro Os Veículos da Mensagem Política. Estudo de uma Campanha Eleitoral nos Media, publicado em 2007 pela editora Livros Horizonte com o apoio do Instituto da Comunicação Social, e de vários capítulos de livros e artigos em publicações académicas e jornalísticas em Portugal e no estrangeiro.

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